Foto: Maurício Porão
Agente de Defesa Ambiental merece reconhecimento da população, no seu dia, nesta sexta-feira
Em comemoração ao Dia do Agente de Defesa Ambiental, nesta sexta-feira, 6 de fevereiro, a Guarda Ambiental, vinculada à secretaria de Ordem Pública, desenvolveu uma projeto de Educação Ambiental para ser realizado durante todo o ano. O intuito é mobilizar, conscientizar e ensinar às crianças da rede municipal de ensino sobre questões relacionadas ao meio ambiente, como a proibição da caça e a prevenção de focos de incêndios. Por meio de palestras, o projeto vai percorrer as escolas municipais durante o ano de 2015.
De acordo com o coordenador da Guarda Ambiental de Macaé, Madson Nazareno, a conscientização é fundamental para diminuir os crimes ambientais. Ele explica que foi realizado um balanço das ações desenvolvidas durante o ano de 2014, no qual foram constatados 148 combates a focos de incêndio e 187 capturas de animais. Em 2015, segundo balanço contabilizado até o dia 31 de janeiro, os agentes de defesa ambiental já combateram 22 focos de incêndio e resgataram 36 animais.
- O número de ocorrências aumentou comparado ao ano de 2014, pois a população contribui com mais denúncias e solicitações de serviços. Isso demonstra que a nossa credibilidade aumentou junto à população e o nosso intuito é cada vez mais garantir uma melhor qualidade no atendimento das solicitações feitas - ressalta.
Madson Nazareno explica ainda que os focos de incêndios ocorrem mais na região serrana, principalmente no período de maio a novembro, quando a umidade do ar é alta. Quanto ao crescente número de resgates a animais, o comandante da Guarda Ambiental esclarece que esse fenômeno ocorre em função do crescimento das áreas urbanas e por isso, muitos animais como gambás e jiboias estão saindo dos seus habitat e sendo encontrados com mais frequência em residências no município.
Segundo o coordenador, todos os animais resgatados e apreendidos são encaminhados para Secretaria de Ambiente, que realiza a reabilitação para depois encaminhá-los para seus habitat natural. “Agradeço o trabalho em conjunto com a Secretaria de Ambiente, ao Prefeito Dr. Aluízio, por acreditar e valorizar a Guarda Ambiental, e aos munícipes, que colaboram cada vez mais com o nosso trabalho”, destacou.
Criação - A Guarda Ambiental foi criada no dia 19 de setembro de 2012, quando a Câmara Municipal aprovou o Decreto nº 108/2012, de 10 de maio de 2012. O órgão começou como Departamento de Proteção Ambiental da Guarda Civil de Macaé e foi regulamentado porque se destacava no trabalho de captura e resgate de animais silvestres peçonhentos ou não, de pessoas em locais de difícil acesso, no combate a incêndio em áreas de preservação ambiental e em outras ações. Para denunciar algum crime ambiental ou focos de incêndios basta ligar para o número (22) 99701-9770.