logo

Dia do Assistente Social é comemorado em Macaé

28/06/2012 11:12:00 - Jornalista: Jersey Simon - estagiário

Foto: Kaná Manhães

Durante o dia, mais de 100 profissionais passaram pelo evento, que está em sua 4º edição

Comemorar o Dia do Assistente Social foi apenas o plano de fundo para reunir os profissionais da área no auditório da Cidade Universitária, na quarta-feira (27). O encontro, realizado por meio de uma parceria entre a Coordenadoria Extraordinária de Apoio ao Escolar (Cemeas), o Centro de Referência do Adolescente (CRA) e a Secretaria de Educação (Semed), teve objetivo ainda mais relevante: refletir sobre os desafios enfrentados por profissionais e usuários do serviço social no município de Macaé. Durante o dia, mais de 100 profissionais passaram pelo evento, que está em sua 4º edição.

O tema deste ano – questão social na atualidade – foi escolhido durante o encontro de 2011, quando os profissionais presentes sentiram necessidade de refletir sobre de que forma as expressões da questão social, que está ligada à desigualdade, atingem o cotidiano de milhares de famílias que recorrem ao serviço social do município.

Além de assistentes sociais, estudantes da área, psicólogos, pedagogos e advogados participaram do encontro. As palestrantes foram: Marlene Quintas, professora e doutora da Universidade Veiga de Almeida; Katia Marro e Valéria Bicudo, ambas professoras da Universidade Federal Fluminense – pólo Rio das Ostras. O objetivo, além de confraternizar, é empregar esforços e contribuir para o enfrentamento de problemas, de forma efetiva.

- Lutamos por uma sociedade que respeite as diferenças e que garanta a ampliação e a efetivação dos direitos dos cidadãos, com políticas públicas de qualidade e que atenda as reais demandas do município -, pontuou Tatia de Freitas, uma das organizadoras do evento.

A declaração acima representa todos os assistentes sociais, mas, no dia-a-dia os desafios enfrentados são diferentes.

- Depende muito de onde atuamos. Ás vezes estamos trabalhando por uma mesma família, mas lidando com problemas diferentes e em setores diferentes. O que se vivencia na Secretaria de Educação não é igual aos casos do Cemeas ou do CRA. Mas estamos unidos para buscar soluções -, explicou Freitas, que recorreu aos colegas para construir as declarações.

O Dia do Assistente Social é comemorado no dia 15 de maio. De acordo com os organizadores do encontro, o mês de junho foi escolhido para dar prioridade aos eventos de agenda como mini cursos e seminários promovidos pelo Conselho Regional de Serviço Social (Cres-RJ) durante o mês de maio.


Fotos Relacionadas