Programação para lembrar a data acontece nesta segunda-feira (16)
O Dia do Assistente Social é comemorado anualmente, no dia 15 de maio. Para celebrar a data, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, que conta com dezenas desses profissionais comprometidos com a garantia dos direitos sociais de cidadania nos diferentes espaços ocupacionais em que atua, irá homenageá-los com o “Café para AS”, nesta segunda-feira (16), no Hotel de Deus.
Trata-se do profissional cuja inserção tem espaço nas diferentes políticas sociais e cuja atuação destina-se a garantir o acesso dos menos favorecidos aos direitos sociais, benefícios e serviços socioassistenciais existentes nos diversos segmentos onde atua. Pode ser a saúde, a educação, a habitação, a previdência social e, especialmente a Política de Assistência Social, onde este profissional se destaca na garantia do acesso à cidadania e direitos humanos.
O secretário da pasta, Fabrício Afonso, afirmou que sem o assistente social não se faz política social, nem se abre a possibilidade da emancipação humana. “Esse profissional é o elemento-chave para o funcionamento da política de assistência social e para os direitos humanos. Temos 50 concursados, mas contamos com o trabalho de outras dezenas deles nos mais diversos equipamentos”, assegurou.
De acordo com a assistente social, Elaine Antunes, a luta desse profissional comprometido com o projeto ético-político da profissão é cotidiana. “É preciso sempre buscar o conhecimento, preservar a ética e especialmente em tempos tão difíceis, ter resiliência para não se entregar ou desanimar”. Neste sentido, ela parafraseou Fernando Birri, imortalizado na fala de Eduardo Galeano: “A utopia está lá no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso - para que eu não deixe de caminhar”, sinalizou Antunes.
Instituição da data - O Dia 15 de maio ficou instituído como o ‘Dia do Assistente Social’ em virtude do Decreto 994/62, que regulamentou a profissão e criou os Conselhos Federal e Regionais em 1962, passando a ser comemorado anualmente, pela categoria profissional.