Foto: Maurício Porão
Os alunos da rede pública estão se preparando para a competição
“Você se mexe e o mundo mexe junto”. Este é o lema do Dia do Desafio, que acontece na próxima quarta-feira (28). Este ano, Macaé irá competir com Estacion Central, no Chile. A 20ª edição promete agitar o município com o objetivo de levar crianças, jovens e adultos a dedicar 15 minutos à algum tipo de atividade física. A expectativa é contar com a participação de 5 mil pessoas.
Idealizado pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), o Dia do Desafio é uma competição mundial voltada para o incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde. O evento, que também tem a finalidade de ser um dia para não deixar ninguém parado, contará com as parcerias de órgãos privados e públicos como Fundação de Esporte e Turismo de Macaé (Fesportur), Educação, Secretaria de Governo, Guarda Civil Municipal e Cemeaes.
Para participar da competição, Macaé contará com a atuação de estudantes, professores e funcionários de órgãos municipais. "O ideal é que todos dediquem 15 minutos na realização de algum tipo de atividade. Estamos otimistas com a adesão ao Dia do Desafio e, principalmente, com a adoção dessa prática como rotina para melhoria da qualidade de vida", destacou a subsecretária de Educação na Saúde, Cultura e Esportes, Mônica Couto.
A população em geral também poderá participar, para isso, a prefeitura irá receber, através da rede social Facebook, fotos com as atividades realizadas por grupos ou indivíduos. Para validar a participação, basta que os usuários postem fotos com a hashtag: #desafiomacae.
Serão validadas atividades como ginástica laboral, natação, voleibol, basquete, yoga, caminhada , dança, surf, corrida de rua, ciclismo, exercícios em empresas, atividades especiais para pessoas com deficiência e até mesmo serviços domésticos.
Este ano o Dia do Desafio tornou-se uma das ações da campanha MOVE Brasil que pretende ampliar o número de praticantes de esportes e atividades físicas no país, até o ano de 2016. “A proposta da rede municipal é intensificar a prática dos esportes até o ano letivo 2016, período em que sediaremos os maiores eventos esportivos do mundo: a Copa do Mundo de Futebol e os Jogos Olímpicos e Paralímpicos”, afirmou a secretária de Educação, Lúcia Thomaz.
Dia do Desafio
Criado no Canadá, nos anos 80, o dia tem a proposta de despertar o interesse pela prática de esportes e atividades físicas, por meio de uma competição amigável entre cidades.
Este ano, vários países estão participando da campanha como Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Estados Unidos, Guatemala, Honduras, Ilhas Falkland, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Suriname, Uruguai e Venezuela.