O termo "gari" surgiu em homenagem ao francês Pedro Aleixo Gary, que ficou conhecido por ser o fundador da primeira empresa de coleta de lixo nas ruas do Rio de Janeiro, em 1976. Em 16 de maio, celebramos o Dia do Gari, data dedicada a homenagear esses verdadeiros heróis que trabalham para manter nossas ruas, praças e avenidas limpas.
A atividade desses profissionais possui grande abrangência. Os agentes de limpeza são responsáveis por zelar pelo bem-estar de toda a comunidade. Além de varrer as ruas, recolher lixo e manter a cidade limpa, os garis também são responsáveis pela limpeza de praças, parques e espaços de lazer, garantindo que todos possam desfrutar de áreas limpas e bem conservadas.
Os agentes de limpeza também realizam a manutenção e desobstrução de bueiros e galerias para evitar alagamentos e garantir o escoamento adequado da água. Os profissionais também atuam na capina e na remoção de entulhos.
Carlos Anderson é agente de limpeza da Secretaria Adjunta de Serviços Públicos, da Prefeitura de Macaé, e compartilhou sua experiência sobre a profissão.
“É triste ver as pessoas sujando as vias sem necessidade. Nós trabalhamos duro para manter tudo limpo, e cada papel jogado no chão é um desrespeito ao nosso esforço”, pontuou Carlos pedindo conscientização da população.
“Nós amamos o que fazemos. Não é apenas um trabalho; é uma missão. Quando vejo a cidade limpa, sinto orgulho do nosso papel.”