Dia do Idoso comemorado com caminhada

26/09/2006 16:13:12 - Jornalista: Simone Noronha

Para comemorar o Dia do Idoso, a prefeitura de Macaé e o Conselho Municipal do Idoso (Conim) promovem nesta quarta-feira (27), uma caminhada, com a participação de 18 grupos de terceira idade do município. O evento começa às 15h, saindo da Praça Veríssimo de Melo, no Centro da cidade, e voltando pela Avenida Presidente Sodré. Logo após a caminhada, será celebrada missa pelo Dia do Idoso, às 18h30m, na Igreja São João Batista. Na quinta-feira (28) acontece o já tradicional Baile da Primavera, às 20h, na quadra do Clube Ypiranga.

Também nesta quarta-feira, o Conim e o Fundo Municipal do Idoso realizam o III Fórum Municipal do Idoso, a partir das 09h, no auditório do Paço Municipal. O principal objetivo é levar propostas de Macaé de melhoria para a qualidade de vida das pessoas da terceira idade para o Fórum Estadual, que será realizado em novembro.

A abertura do evento acontece às 10h, com apresentação do coral As Seresteiras. Participam da abertura o prefeito Riverton Mussi, o presidente do Conim, Sebastião de Paula Piraí, a gestora do Fundo Municipal do Idoso, Cátia Crespo Schueler, o secretário municipal de Assistência Social, Valdeci Brandão, e a senhora Margarida Mussi, madrinha de grupos da terceira idade do município.

A partir das 11h, tem início o ciclo de palestras. A assistente social Marilene Góes fala sobre “Apresentação das políticas públicas voltadas ao idoso no município”. Em seguida, o defensor público e vice-presidente do Conselho Estadual do Idoso, Oswaldo Deleuse, profere palestra sobre “Promoção, proteção e defesa”.

A pedagoga, psicóloga e conselheira titular do Conselho Estadual do Idoso, Dina Frutuoso, fala sobre “Família, cuidador e idoso”. Logo em seguida, o espaço será aberto para perguntas e debates. À tarde, às 14h, o tema é “Saúde do Idoso”, com a médica Amanda Pacheco Siqueira. Logo depois, será discutido “Saúde Bucal na Terceira Idade”, com Rodrigo de Carvalho Abreu. Às 15h, começam as oficinas com os temas Direitos, Saúde, Assistência e Educação. No encerramento, serão apresentadas as propostas para o Fórum Estadual.