Três pontos de concentração serão disponibilizados no município
O Dia Internacional do Idoso, comemorado nesta sexta-feira (1º), não vai passar em branco em Macaé. Uma caminhada na orla do município, nesta data, às 8h, está sendo organizada para movimentar os maiores de 60 anos, que não perdem por nada, a chance de fazer uma atividade física, além de contemplar o belo cenário que envolve a cidade. Serão três pontos de concentração: Praça Principal do Aeroporto, Praia da Imbetiba e Praia do Pecado (com saída na Lagoa de Imboassica).
O evento é organizado pela Coordenadoria do Idoso – da Secretaria Municipal de Esportes – e em cada ponto de encontro, uma equipe do órgão estará a postos para receber os participantes e dar apoio na caminhada. Não é necessária inscrição prévia. Basta chegar ao local no horário marcado levando a garrafa de água própria e usando roupas leves.
Sem grande impacto, a caminhada é uma atividade mais leve e, portanto, indicada para os idosos. A atividade auxilia na socialização, o que ajuda a evitar a depressão e doenças que são comuns nessa fase. É possível praticar em qualquer lugar, na rua, em parques, pistas ou até mesmo na praia.
A prática da caminhada traz diversos benefícios: melhora a circulação sanguínea e consequentemente diminui os riscos de problemas no coração; fortalece os ossos e articulações, auxiliando na disposição do dia a dia; ajuda no equilíbrio e assim diminui as chances de quedas, que ocorrem bastante com idosos; libera a serotonina, substância responsável pela sensação de prazer; previne o sedentarismo e a obesidade; melhora a capacidade cardíaca; aumenta a massa magra; reduz inchaços nos tornozelos e nas pernas; diminui riscos de diabetes; melhora o sono; estimula a socialização; faz bem para a mente; aumenta a qualidade de vida.