logo

Dia do Idoso será comemorado em Macaé

24/09/2012 16:23:00 - Jornalista: Lourdes Acosta

Foto: LAcosta

Os idosos tem praticado oficinas de artesanato no Centro.

O Dia Nacional e Internacional do Idoso (1º de outubro) será comemorado em Macaé, com uma tarde cultural, especialmente preparada para a Terceira Idade. Por meio da Subsecretaria do Idoso, a Prefeitura irá reunir os grupos da terceira idade no Centro de Convivência do Idoso, Elisa Lamoglia Mussi (CCI), na Ajuda de Baixo, para apreciarem a boa música, a dança e participarem da oficina de beleza, entre outras atrações.

De acordo com a subsecretária Marli Reis, a programação está sendo organizada para proporcionar atividades recreativas e culturais aos idosos que tanto já contribuíram na formação da sociedade e que agora, precisam ser valorizados. Ela anunciou que na Semana Municipal do Idoso, que antecede ao Dia Nacional e Internacional já acontece a segunda etapa da avaliação nutricional, que ocorreu na penúltima semana de agosto.

- Estamos fechando a programação para comemoramos o Dia dos Idosos com inúmeras atrações. Porém, já nesta quinta-feira (27), faremos a segunda etapa da avaliação nutricional e cadastramento no Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan). A ação é fruto de uma integração entre a subsecretaria do Idoso e a Coordenadoria da Área Técnica de Alimentação e Nutrição (Catan), objetivando fazer o diagnóstico descritivo e analítico da situação alimentar e nutricional da população idosa de Macaé, informou.

Monitoramento - De posse do cadastro que contém dados significativos, o Sisvan detecta precocemente os desvios nutricionais, sejam eles, baixo peso, sobrepeso ou obesidade e pode minimizar ou mesmo evitar as possíveis consequências decorrentes desses agravos. O monitoramento contribui também para a identificação das áreas geográficas, segmentos sociais e grupos populacionais acometidos de maior risco aos agravos nutricionais. Desta vez será feito o cadastramento do Grupo Despertar (que se reúne na Lira dos Conspiradores) e de outra parte da Guarda Sênior.

Marli antecipou algumas atrações que serão realizadas na tarde cultural do dia primeiro: Inauguração da Biblioteca do Centro de Convivência; Apresentação de grupos de canto e de música; Cordel, Dia de Beleza, Oficinas de mesa como dama, dominó e xadrez e outras, como o sorteio de brindes.

- Já confirmamos a presença do Grupo Ninho do Sabiá e do Cordel. O Dia de Beleza deverá ser integrado com cortes de cabelo e manicure, oferecido pela loja Fingres, especialista em unhas. Quanto à Biblioteca é uma parceria com a Fundação Macaé de Cultura. Nossa perspectiva é que o Centro de Convivência nesse dia esteja repleto de alegria em todos os espaços, proporcionando entretenimento merecido aos idosos de Macaé, assegurou.