Com um trabalho pautado na prevenção, a secretaria de Saúde por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (PAIST), ressalta neste primeiro de maio, Dia do Trabalhador, a importância do combate ao acidente de trabalho.
O PAIST possui uma equipe multidisplinar composta de psicólogo, médico de trabalho, técnicos de segurança do trabalho, assistente social, enfermeira, técnicos de enfermagem, que tem como foco o trabalhador informal da cidade de Macaé, que é cadastrado anualmente pela secretaria de Posturas.
A gerente do programa, a médica do trabalho Sheila Gilselle Oliveira, lembra que o programa vem combatendo os acidentes e as mortes no trabalho com ações educativas permanentes. Com o tema “Lembre-se, sem saúde não existe trabalho”, a equipe do PAIST saúda todos os trabalhadores.
Sheila explica que acidente de trabalho é aquele que acontece no exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional podendo causar morte, perda ou redução permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.
Ela lembra ainda que no dia 28 de abril foi o Dia Internacional de Luto pelas vítimas de acidentes de trabalho e doenças profissionais.
O PAIST funciona na praça Washington Luiz, 239, sala 202, de 8h às 12h e das 13h às 17h de segunda a sexta feira. O telefone para contato é o (22) 2759-3099.