Foto: Guga Malheiros
Restaurante Popular da Aroeira foi um dos pontos que recebeu a ação
Órgãos públicos, moradores, escolas, instituições religiosas e empresas parceiras da prefeitura foram alguns dos órgãos envolvidos na segunda edição do "Dia dos 10 minutos de Combate ao Aedes aegypti", que aconteceu nesta sexta-feira (29), em diversos pontos do município. A iniciativa é do Comitê Gestor de Atenção e Combate ao Aedes, da prefeitura, que envolve diversos setores, como secretarias de Saúde, Ambiente, Serviços Públicos e da Fundação Educacional de Macaé (Funemac). O objetivo é unir toda a sociedade e órgãos municipais nas ações e criar o hábito da dedicação semanal de 10 minutos para eliminação de criadouros.
Os trabalhos foram realizados pelos agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que efetuaram Inspeção e tratamento com larvicida biológico em todos os depósitos com água ou que podem acumular líquido, além de trabalho de orientação, controle mecânico e entrega de folhetos explicativos sobre as doenças causadas pelo mosquito.Os agentes também ministraram uma palestra na Escola Estadual Mathias Neto, para os estudantes, sobre as doenças causadas pelo Aedes e como cada um pode fazer sua parte.
As ações desta sexta-feira foram realizadas nos seguintes locais: Restaurante Popular da Aroeira; Hospital Público de Macaé (HPM); Parque da Cidade, na Praia Campista; Colégio Estadual Mathias Neto; Escola Municipal de Educação Infantil Anna Benedicta; Escola Municipal Professora Maria Isabel Damasceno; Policlínica Novo Cavaleiros; Praças 29 de Julho e Novo Cavaleiros; Colégio Estadual Visconde de Araújo; todas as unidades da Unimed; escolas do Lagomar; Rua W5 (em frente ao supermercado Mancebo); Terminal Cehab; Pronto Socorro do Aeroporto; praça principal do Aeroporto; ponte da Nova Holanda; UPA e Estádio Moacyrzão.
Os cidadãos também podem contribuir com as ações apresentando sugestões ou denúncias ao Centro de Controle de Zoonoses. Os contatos são os telefones: 0800-022-6461 e ainda pelo e-mail: cczmacae@yahoo.com.br.