Foto: Rui Porto Filho
Simulado foi realizado no Centro Administrativo Luiz Osório
O Dia Estadual de Redução de Riscos de Desastres foi lembrado no município. O exercício de evacuação predial aconteceu na manhã desta sexta-feira (29), no Centro Administrativo Luiz Osório (Cealo) da Prefeitura. A ação foi coordenada pelo 9º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Macaé e pela Secretaria de Ordem Pública, com o apoio de agentes da Coordenadoria de Defesa Civil e da secretaria de Mobilidade Urbana.
O simulado aconteceu também nas instituições de ensino: Escola Neuza Goulart Brizola (Barra), Colégio Dr. Télio Barreto (Aroeira), e Colégio Estadual do Visconde (Visconde do Araújo). De acordo com informações do tenente-coronel, subcomandante do 9º Grupamento de Bombeiro Militar (GBM), Carlos Alexandre Carneiro Rosa, que coordenou a ação, a receptividade em participar do exercício de simulação para evacuar o prédio foi muito boa.
- Envolvemos todo o nosso efetivo para esse simulado. A nossa equipe esteve em todos os andares do centro administrativo para convidar os servidores a participar do exercício. Eles foram bastante receptivos e tudo transcorreu de forma tranquila. Paralelo a isso, nossos homens realizaram o trabalho de panfletagem nas ruas, explicou, completando que o apoio da Secretaria de Ordem Pública foi fundamental para a ação.
O objetivo principal desse Dia Estadual de Redução de Riscos de Desastres, de acordo com tenente coronel do 9º GBM, é criar na população uma cultura de prevenção em caso de situações como desastres, catástrofes, incêndios, entre outras, como ocorre, por exemplo, em outros países.
A Lei 6.037 que cria o Dia Estadual de Redução de Riscos de Desastres, foi sancionada dia 12 de setembro de 2011 e institui que, em todo o dia 29 de novembro, será realizada simulada em todo o Estado do Rio de Janeiro.