A rede municipal de ensino preparou debates e reflexões para a data lembrada em 30 de setembro
Em Macaé, o Dia Internacional do Surdo, celebrado a cada 30 de setembro, será lembrado pela rede municipal de ensino, por meio de reflexões nas salas de aula, além de sensibilização quanto ao tema na sede da Secretaria de Educação, que tem como um dos destaques o laço azul, símbolo da campanha. A data (nesta quinta-feira), que também comemora o Dia Mundial do Tradutor-Intérprete, será marcada por debates e apresentações de projetos de inclusão realizados junto aos alunos de turmas regulares e salas de recursos multifuncionais.
Vinte e oito alunos surdos e deficientes auditivos estão matriculados na rede municipal de ensino. Eles recebem acompanhamento da equipe do Atendimento Educacional Especializado (AEE), no contraturno da sala regular. Na programação, cada espaço escolar vai realizar a programação conforme a agenda pedagógica. A proposta é tratar da inclusão, não apenas pela atenção às necessidades educacionais específicas e acessibilidade, mas pelo fortalecimento dos educadores no exercício da profissão e comunidade escolar, por meio da ação "Setembro Azul", que destaca a valorização e as lutas pelos direitos linguísticos e culturais.
O ensino municipal tem um total de 11 profissionais entre professores de Libras e professores intérpretes. Para melhor atendimento do público com deficiência auditiva e surdez, a rede municipal conta com duas unidades municipais, que são escola–polo: Escola Municipal Joffre Frossard (Centro), que atende estudantes do Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) e Colégio Municipal Ancyra Gonçalves Pimentel (Miramar), que atende Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano). Ambas as unidades contam com professora especialista do AEE, em sala de recursos multifuncionais.
Os dois espaços abrangem trabalhos específicos que seguem o ensino de Libras (Língua Brasileira de Sinais) como língua materna, além da Língua Portuguesa na modalidade escrita. Além da sala de recursos, vale lembrar, que a unidade “Jofre Frossard” recebe o trabalho especializado de professoras de Libras, que atuam na sala de aula junto a outra professora regular da turma. A escola conta também com professora especialista em surdez, responsável pelo Atendimento Educacional Especializado dos alunos surdos e deficientes auditivos.
Já a escola Ancyra Gonçalves Pimentel tem o atendimento de especialistas como professores Intérpretes de Libras, que atuam na sala de aula regular onde estão inseridos os alunos com deficiência, interpretando e auxiliando na adequação de estratégias e materiais que se fazem necessários.
O trabalho realizado pela equipe tem como objetivo principal eliminar as barreiras para a plena participação dos estudantes com deficiência, levando em conta suas necessidades específicas em metodologias, estratégias e atividades que devam complementar e/ou suplementar a formação destes estudantes, estimulando a autonomia tanto dentro como fora das escolas.
Vale lembrar, que o atendimento do AEE e? realizado, prioritariamente, na sala de recursos multifuncionais da pro?pria escola ou em outra escola de ensino regular, no turno inverso da escola. De acordo com a Secretária de Educação, Eliane de Araújo e a Secretária Adjunta de Educação Básica, Leandra Lopes “a inclusão é prioridade na rede municipal, sendo que com o retorno das atividades presenciais ações e estratégias para o melhor atendimento nas salas de recurso estão sendo reforçadas”, frisam.
Seminário - Nesta quinta-feira (30), também será realizado o VI Seminário de Educação Inclusiva: "Educação vista com outros olhos". A programação vai acontecer das 8h às 17h através da plataforma Youtube. O evento contará com a participação de comunidade. Foram convidados profissionais da educação, auxiliar de serviços escolares (ASE), auxiliar de serviços gerais, professor, professor orientador, professor orientador pedagógico, orientador pedagógico, orientador educacional, supervisor e diretor, além do grupo Mães Motivados pelo Autismo-Macaé (Mopam).