O Programa Assistência Integral à Saúde do Idoso (Paisi), da Secretaria Especial de Saúde (Semusa) junto com a Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz) – sub-regional Macaé – fez da Praça Veríssimo de Mello, no Centro, um espaço dedicado à doença, seus sintomas e tratamento. Com folhetos e pessoas prontificadas a tirar dúvidas, o Dia Mundial do Alzheimer foi celebrado de uma forma reivindicadora.
De acordo com a geriatra e coordenadora científica da Abraz – sub-regional Macaé, Analucia Jardim, o evento visa alertar a população sobre a doença e divulgar informações sobre o Alzheimer. “Estamos levantando a bandeira para criação do Centro de Alzheimer, buscando parceiros para que ele saia do papel. Os portadores da doença em Macaé são atendidos no Paisi, mas se tiver um local específico será melhor porque assim o centro seria um pólo de distribuição do medicamento”, explica a coordenadora. O Paisi presta atendimento a cerca de 40 pacientes”, explica a coordenadora.
Na praça, a Abraz realizou a venda de livros e camisas sobre o Dia Mundial de Alzheimer. O dinheiro arrecadado será utilizado na compra de remédios para portadores de baixa renda e para trazer palestrantes relacionados ao assunto. As reuniões da Abraz acontecem todas as quartas-feiras do mês. Na primeira e terceira, às 15h, e na segunda e quarta, a partir das 18hs. A sede do Paisi fica na rua Dr. Bueno, nº 190, Imbetiba. Informações no telefone 2772 -6675.