Foto: Claudia Barreto
O município é rico em seus recursos hídricos
Rios, mar, cachoeiras. Abençoada por Deus e bonita por natureza, como diz a canção, Macaé se destaca por seus recursos hídricos que atendem todo o município e, também, outros pontos da região. E neste 22 de março, Dia Mundial da Água, o momento é de reflexão e sensibilização da sociedade sobre o recurso natural cada vez mais escasso, algumas vezes negligenciado pelas pessoas, mas que é fundamental para manter todas as nossas atividades vitais.
Em celebração à data, uma programação foi organizada pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Ambiente e Sustentabilidade. Mas, devido à previsão de chuvas, as ações da Programação da Semana das Águas, previstas para esta terça (22) e quarta-feira (23) foram adiadas. No entanto, as ações dos dias 24 e 31 seguem mantidas. São elas: Oficina de Educação Ambiental - às margens do Rio São Pedro (Glicério), às 8h do dia 24 e reabertura parcial do Parque Natural Municipal do Atalaia, às 9h do dia 31.
Para preservar os recursos hídricos do município (somente a Bacia Hidrográfica do Rio Macaé possui 1.765 km² de extensão), muitas ações ambientais são necessárias, como as políticas de Unidades de Conservação. O secretário da pasta, Juninho Luna, ressalta que Macaé é uma das maiores produtoras de água do Estado do Rio e citou a recuperação de 14 quilômetros de margem do Rio Macaé e o início do plantio de mata ciliar no trajeto que vai ligar o Atalaia ao Reserva Biológica União (Rebio).
"Temos mananciais importantes. O Parque Municipal Atalaia, por exemplo, durante muitos anos foi o responsável pelo abastecimento de Macaé. Entre as ações da secretaria para a preservação desse bem natural, está a atuação quanto aos empreendimentos em licenciamento ambiental no município, cujos investimentos devem ser aplicados com este fim. Outra ação do município é a recuperação do que devem investir que devem ser aplicados para preservar os recursos hídricos, outras ações também são implementadas, como as políticas de Unidades de Conservação", observa Luna.
Pesquisar para preservar - O Plano de Recursos Hídricos da Região Hidrográfica Macaé e das Ostras (PRH Macaé/Ostras) - documento importante para acompanhamento das ações de preservação (disponível aqui) abriga seis municípios e uma população de cerca de 400 mil habitantes, dos quais 80% vivem nas sedes de Macaé e Rio das Ostras.
Outro parceiro do município nessa atuação ambiental é o meio acadêmico, com seus pesquisadores e trabalhos. O Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Socioambiental do Nupem (UFRJ-Macaé), por exemplo, mantém inúmeras pesquisas sobre o tema, que vêm sendo produzidas há décadas na instituição.
Dia Mundial da Água - A data foi criada pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas através da resolução A/RES/47/193, de 21 de Fevereiro de 1993, com o objetivo de colocar em discussão assuntos importantes relacionados com esse recurso natural.