Foto: Bruno Campos
Apresentação da Orquestra Popular faz parte da programação
O Dia Mundial da Música, celebrado em todos os países no dia 1º de outubro, será comemorado em Macaé, nesta quarta-feira (5), com diversas apresentações. A iniciativa da Prefeitura de Macaé, pela Fundação Macaé de Cultura, visa presentear os amantes e apreciadores da música instrumental com repertórios de gêneros da música popular brasileira e internacional. Às 14h30, a Orquestra Popular de Macaé (OPM) se apresenta no Solar dos Mellos, participando do evento "Entre afetos, arte e loucura", realizado pelo Centro de Atendimento Psicossocial (Caps). No Solar, a OPM regida pelo maestro Bruno Py, vai exibir músicas do compositor e flautista brasileiro Pixinguinha, tais como: "Dando topada", "Assim é que é", "Carinhoso", "Lamentos" e "Vou vivendo".
Às 19 horas o palco será o Foyer do Teatro Municipal (TMM), com os alunos de Violão e da Camerata de Violões da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart) se apresentando no Café Arte. Segundo o professor Roberto Fontes, violonista de formação erudita com vivência em música e que coordena o projeto da Emart, haverá recital e ensaio geral da Camerata.
Veja a programação no Foyer do teatro:
19 horas - Recital de violão - Os alunos Sebastian Stülpen, Raphael Antunes, Antônio Freire, Daniel Carvalho e Luis Sacramento apresentam respectivamente Suíte Baden, de Baden Powell; Estudos de Leo Brouwer; Bachianinha nº 1, de Paulinho Nogueira; Minueto, de Johann Sebastian Bach; Estudo I e II, de Francisco Tárrega e Andante e Rondó, de Ferdinando Carulli.
20 horas - Ensaio público mensal da camerata de violões - Sob a regência do professor Roberto Fontes os alunos Antônio Freire, Sebastian Stülpen, José Assis, Daniel Carvalho, Manoele Rosa, Manolo Gonzalez e Luis Sacramento, exibirão o repertório composto por "Pavan of Welburn", de Andrew Forrest; "Mall Sims" (tradicional dança inglesa) e "The Winds of Yule", anônimo do século XVI.