logo

Dia Mundial da Saúde com foco no combate à dengue

07/04/2008 14:26:11 - Jornalista: Samanta Fernandes - estagiária

Conscientizar a população sobre prevenção em saúde e no combate à dengue. Com este foco, a Secretaria Especial de Saúde iniciou na manhã desta segunda-feira (7), em bairros estratégicos de Macaé, as comemorações pelo Dia Mundial da Saúde. O tema de 2008 é a importância de proteger a saúde dos efeitos adversos das mudanças climáticas, ocorridas nos últimos tempos.

- Nosso objetivo com a ação de hoje, que comemora o Dia Mundial da Saúde, é a promoção e a prevenção da saúde no município. Todas as unidades do Programa Saúde da Família (PSF) da região serrana também farão ações voltadas para a prevenção da saúde e para o combate ao mosquito da dengue – disse o supervisor do PSF, Alexandre Reis Seady.

No calçadão da avenida Rui Barbosa, na praça principal do Aeroporto, na praça da Barra de Macaé e na praça da Fronteira estão montadas tendas com informativos de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis, sobre como evitar os focos de dengue e aplicação do complexo homeopático contra a doença. A Saúde Bucal realiza a prevenção com instruções de higiene oral, uso de flúor e fio dental.

Nos terminais do Lagomar, do Parque de Tubos e no Central, equipe com profissionais de saúde distribuem panfletos explicativos sobre a dengue e como evitá-la. A unidade móvel “Expresso Saúde”estará no Lagomar, na rua w 24, realizando a aplicação do complexo homeopático contra a dengue, palestras sobre higiene bucal e orientações de combate à dengue, além da medição de pressão arterial. O trevo da Petrobras e a rodoviária também fazem parte da lista de pontos estratégicos com ações voltadas para a prevenção.

Participando do evento estão agentes comunitários de saúde do Programa Saúde da Família (PSF), e de combate às endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), equipes de técnicos de enfermagem, da educação em saúde, equipe do Programa DST/ Aids e a Coordenação da Saúde Bucal.

A Campanha Municipal Homeopática contra a Dengue vai até o dia 18 deste mês. A imunização contra a doença já aplicou a dose em mais de 100 mil pessoas. O CCZ pede que a população evite deixar água parada em latas, embalagens plásticas, pneus e vasos de plantas. A população pode contar ainda com o Disque Dengue (22) 2762-0175, para fazer solicitações, denúncias e reclamações sobre o combate à Dengue. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Os principais sintomas da dengue são: febre alta, dor de cabeça, dor nos olhos, nos músculos e nas juntas, manchas avermelhadas por todo o corpo, falta de apetite e muita fraqueza. Caso apresente um destes sintomas, o médico deve ser procurado.