logo

Dia Mundial das Águas é comemorado no Sana

24/03/2008 11:07:11 - Jornalista: Liliane Barboza

O dia 22 de março foi instituído como o Dia Mundial das Águas. Para comemorar a data, a Associação de Moradores, Produtores Rurais e Eco Turística da Cabeceira do Sana, realizou várias atividades neste sábado (22), em parceria com a Secretaria Executiva de Meio Ambiente (Sema), Empresa Pública Municipal de Habitação, Urbanização, Saneamento e Águas (Emhusa) e Fundação Agropecuária de Abastecimento e Pesca (Agrape). Foram realizadas palestras, distribuição de mudas nativas para a comunidade e visitantes; limpeza da via pública e plantio simbólico.

O secretário Executivo de Meio Ambiente, Henrique Emery, elogiou o evento e disse que a partir dele, será iniciado um processo de conscientização ambiental, principalmente para quem ama o Sana e quer ver o distrito preservado.

- Esse é um momento de integração entre os moradores e o governo municipal para A construção de um projeto de desenvolvimento sustentável. O governo Riverton Mussi quer estar perto da comunidade para saber quais são os seus principais anseios, enfatizou.

De acordo com o secretário da Associação de Moradores da Cabeceira do Sana, Nilson Mendonça Mozer, é a primeira vez que um evento como esse é realizado no local. "Além das palestras com a participação dos órgãos da prefeitura de Macaé, que são nossos parceiros, vamos distribuir mudas produzidas pela monitoria ambiental em parceria com o Horto Guardião da Mata e a Fundação Vida", explicou.

Para a presidente da Associação dos Moradores da Cabeceira do Sana, Nivalda Mendonça Mozer Schotte, o objetivo principal do evento foi ressaltar a importância ecológica do Sana. "É bom lembrar que é aqui que nasce o Rio Macaé e, estou muito feliz de estar realizando essa programação no Dia Mundial das Águas", disse.

Os moradores tiveram a oportunidade de assistir palestra do representante da Empresa Pública Municipal de Habitação, Urbanização, Saneamento e Águas (Emhusa), Carlos Renato Mariano que falou sobre o tratamento de esgoto na Cabeceira do Sana e do representante da Fundação Agropecuária de Abastecimento e Pesca (Agrape), professor José Sérgio da Silva, biólogo, especialista em Direito Ambiental com ênfase no petróleo, que apresentou o tema: "Crimes Ambientais", principalmente sobre a Lei 9.605.

A comemoração do Dia Mundial das Águas foi encerrada com o plantio simbólico, de uma muda da espécie sapucaia da Mata Atlântica nativa do Sana, pelo secretário Henrique Emery e a presidente da Associação de Moradores, Nivalda Schotte.

Origem do Dia Mundial da Água

A Assembléia Geral das Nações Unidas adotou a resolução A/RES/47/193 de 22 de fevereiro de 1993, através da qual o dia 22 de março foi declarado Dia Mundial das Águas (DMA), para ser observado a partir de 93, de acordo com as recomendações da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento contidas no capítulo 18 (sobre recursos hídricos) da Agenda 21. E através da Lei n.º 10.670, de 14 de maio de 2003, o Congresso Nacional Brasileiro instituiu o Dia Nacional da Água na mesma data.