Para portadores de Alzheimer, familiares e cuidadores, o dia 21 de setembro é de extrema importância não só para lembrar, mas também para conscientizar a população mundial sobre a doença e como ela afeta a vida das pessoas. Com isso, a prefeitura de Macaé e o Programa de Assistência Integral à Saúde do Idoso (Paisi) e a Associação Brasileira de Alzheimer – sub regional Macaé (Abraz) realizam palestras para profissionais de Saúde, familiares e cuidadores e Tarde de Talentos com os idosos do Paisi.
Segundo a coordenadora geral da Abraz, Lourdinha Peixoto, o objetivo do evento é ressaltar a conscientização e importância de informar à população sobre a doença e outras demências. “Queremos explicar o que é o Alzheimer, pois o número de pessoas que afetadas aumenta a cada ano. O importante é identificar adequadamente a doença para oferecer o melhor tratamento possível, apesar de ainda não ter a cura” cita Lourdinha.
A abertura do evento será na segunda-feira (17), às 14h, com a Tarde de Talentos, uma confraternização dos idosos do programa, na Casa de Espanha, localizada na Avenida dos Jesuítas, na Imbetiba. Durante a Tarde de Talentos eles vão mostrar que ser idoso e paciente não é morrer para vida, mas sim renascer para a melhor fase do ser humano.
Na terça-feira (18), o psiquiatra e coordenador do Centro de Doenças de Alzheimer (CDA), Jerson Larks, junto com a geriatra e coordenadora do Centro de Doenças de Alzheimer de Campos, Deborah Casarsa, ministram as seguintes palestras: “A doença de Alzheimer”, para profissionais da saúde às 16h; e “O que é o Centro de Doença de Alzheimer (CDA)” para familiares e cuidadores, às 18h. O evento acontece no Auditório do Sindipetro, que fica na rua Tenente Rui Lopes Ribeiro, nº 257, no Centro.
A sede do Grupo Amanhecer, no bairro Sol Y Mar, também será palco de palestra, na quarta-feira (19), às 14h, ministrada pelas coordenadoras da ABRAz, a assistente social Lourdinha Peixoto e a geriatra Analucia Jardim. Já as palestras de quinta-feira (20), serão realizadas, às 14h, na sede do Grupo do Amor da terceira idade do Parque Aeroporto.
No dia 21 de setembro, na parte da manhã, a Praça Veríssimo de Melo abrigará um evento de conscientização sobre o Alzheimer. Das 8h às 12h, o Paisi e a ABRAz informarão à população o que é a doença, quais os sintomas, como afeta o portador, entre outras dúvidas freqüentes. Na parte da tarde, haverá palestra, às 14h, na sede do Grupo Alvorecer, no Miramar.
Ressaltando que no Brasil a ABRAz é quem realiza a semana de conscientização da doença, que tem como slogan “Não há tempo a perder”. O Alzheimer é uma doença degenerativa e progressiva do cérebro que ocorre com mais freqüência a partir dos 65 anos.