Dia Mundial do Diabetes é lembrado com ciclo de palestras

11/11/2022 17:24:00 - Jornalista: Juliana Carvalho

Foto: Rui Porto Filho

Programação levou atualizações a profissionais e estudantes da área

O Dia Mundial do Diabetes, 14 de novembro, foi lembrado nesta sexta-feira (11), na Cidade Universitária. A programação, promovida pelo Centro de Referência ao Diabético (CRD), da Secretaria de Saúde, levou atualizações sobre o tema a profissionais e estudantes da área. O evento contou com o apoio da empresa farmacêutica Libbs.


Dulce Mara Rodrigues, coordenadora do CRD, destacou que o encontro tem como principal objetivo refletir na melhoria da qualidade de vida do usuário da rede pública de saúde. "Estamos trabalhando com profissionais e estudantes já visando esse compartilhamento de informações, a fim de sensibilizar esse público para os cuidados específicos que o paciente com diabetes mellitus precisa", explicou Dulce.


A médica de Família, Camile Souza Quaresma, aprovou a tarde de dedicação a novos conhecimentos. "Momentos como esse são muito importantes e nos possibilitam trazer melhorias no atendimento do paciente e inovações para a nossa prática clínica, uma vez que estamos tendo acesso a informações atualizadas", declarou ela que atua há três anos na ESF do Planalto da Ajuda.


"Um encontro como esse possibilita difundir um serviço de extrema importância oferecido gratuitamente pela Prefeitura de Macaé, através do CRD. O Centro oferece um acompanhamento completo de tudo o que o paciente com diabetes e que faz uso de insulina precisa, desde o tratamento com profissionais especializados a orientações para o dia a dia", ressaltou a gerente de Atenção Básica Liciane Furtado, esclarecendo que para ser cadastrado no CRD, é preciso ter encaminhamento médico.


A programação desta sexta contou com as palestras da médica endocrinologista Lisa Negreiros: "Avanços no tratamento do diabetes mellitus"; da fisioterapeuta, Camila Andrade e da podóloga, Jacqueline Esteves: "Avaliação e cuidados no pé diabético"; da nutricionista, Patrícia Beraldi: "O papel dos carboidratos na glicemia" e da oftalmologista, Laís Cole: "Importância do exame oftalmológico no paciente diabético".

Centro de Referência ao Diabético - O CRD funciona no Centro de Especialidades Médicas Doutor Cláudio Moacyr Santos (rua Marechal Rondon, 390, Miramar). O atendimento conta com profissionais de enfermagem, oficina de insulina (todo o processo de uso da insulina, desde o transporte ao descarte dos insumos utilizados), serviço social, fisioterapia (avaliação dos pés), nutricionista e endocrinologista. Atualmente, o serviço possui cerca de 4.500 pacientes cadastrados.


Fotos Relacionadas