O Centro Referência ao Diabético (CRD), da Secretaria de Saúde de Macaé, comemora este ano o Dia Mundial de Diabetes, com curso de capacitação para profissionais e estudantes da área de saúde. O evento “Atualização Profissional em Educação no Diabetes”, será no dia 12 de novembro, das 13h às 17h, no auditório do Paço Municipal.
Segundo o diretor do CRD, Diego Rodrigues, o foco é promover a atualização dos profissionais visando à atenção integral e humanizada dos usuários da rede municipal de saúde. Além de palestra serão realizadas oficinas e relatos de experiências com usuários.
“Na ocasião também faremos o lançamento de uma cartilha abordando a prevenção. Alimentação saudável e a prática de atividade física regular são importantes na prevenção e no tratamento do diabetes”, disse.
Entre os temas está a oficina do pé diabético, onde serão mostradas as principais complicações, como alterações nos nervos periféricos e problemas circulatórios. Muitos casos onde ocorre amputação de membros inferiores relacionadas ao diabetes são precedidos de uma úlcera no pé.
O diretor do CRD explica que no centro são atendidos os usuários encaminhados de outras unidades. O atendimento é destinado aos pacientes com dificuldade de controle da doença, que fazem uso de insulina, crianças e gestantes. Já os pacientes que fazem o controle da doença com medicamento via oral podem ser atendidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e na Estratégia de Saúde da Família (ESF). A unidade realiza uma média de 1,5 mil atendimentos por mês.
O Centro de Referência do Diabético conta com uma equipe multiprofissional composta por endocrinologista, cardiologista, podólogo, nutricionista, assistente social, psicóloga e terapeuta ocupacional.
De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a prevalência média de diabetes no mundo está em 10% da população, sendo que em alguns países esse valor chega a 33%. Sem tratamento, o diabetes é causa de doença cardiovascular, cegueira e insuficiência renal.