Foto: Moisés Bruno
Atividades movimentaram o Parque Municipal do Barreto na manhã desta quarta
Durante a abertura da programação especial do Dia Mundial do Meio Ambiente (celebrado no domingo, dia 5), o secretário de Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Ambiental de Macaé, Juninho Luna - que, na ocasião, representou o prefeito Welberth Rezende - anunciou a entrega de uma usina geradora de energia, através de biogás. O evento, realizado no Parque Municipal do Barreto, teve uma programação variada.
"A entrega, no dia 28, marcará o encerramento das atividades pelo mês do ambiente. A energia dessa usina será gerada pelo lixo da Central de Tratamento de Resíduos, onde foram construídos 30 poços de captação de biogás que alimentam os geradores da usina. A energia produzida de 1 megawatts (MW) tem capacidade de abastecer milhares de residências", frisou o secretário.
Luna acrescentou que a gestão municipal vem atuando de forma contundente em todas as áreas, na busca de soluções adequadas para a geração de energia e sustentabilidade. "Estamos muito motivados com todas essas conquistas. O Centro de Tratamento de Resíduos de Macaé é um que tem o melhor tratamento de chorume do país", disse.
Ao longo do mês, serão realizadas diversas atividades em parceria com a Secretaria de Educação, a Guarda Ambiental, Guarda Sênior e Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade, Universidade Federal do Rio de Janeiro (Nupem/UFRJ). Nesta quarta, os integrantes da Guarda Sênior participaram da solenidade de abertura do evento pelo Dia Mundial do Meio Ambiente.
A programação segue na quinta-feira (2), às 9h, com o plantio de mudas da Mata Atlântica na Avenida Evaldo Costa (na primeira quadra, sentido Cancela Preta). No mesmo dia, na Cidade Universitária, às 10h, serão ministradas oficinas e palestras sobre o tema "Educação Oceânica e Conservação das Tartarugas Marinhas", com o coordenador e professor Vinícius Albano (Nupem/UFRJ).
A coordenadora do programa Guarda Sênior, Vanessa Lima, contou que sempre busca inserir os idosos em atividades extras com cunho educativo. "Estamos retomando os nossos encontros e este espaço é de sensibilização e conscientização ambiental", frisou.
Na ocasião, a subcomandante operacional da Guarda Ambiental, Raquel Giri, fez a abertura da gincana ambiental com recolhimento de óleo vegetal e pilhas. "A nossa proposta, hoje, é oferecer um dia de conscientização, através de ações de cuidado e preservação do ambiente. Tendo essa gincana como principal foco", reforçou.
Ao longo da manhã os idosos puderam participar de atividades variadas como, alongamento, recolhimento de lixo na praia do Barreto, plantio de árvore, além de um lanche saudável.
Programação diversificada
Já a Secretaria de Educação preparou um momento diferenciado, com as exposições "Pássaros do Brasil", que têm quadros diversos; maquetes e materiais da Guarda Ambiental, coleta de medicamentos vencidos com alunos do curso de Farmácia do campus da Universidade Federal de Macaé (UFRJ), apresentação do grupo de contadores de histórias HistoriArte, tenda de óculos virtual da BRK Ambiental, além da mostra de materiais como adubo (empresa Vitamina Terrestre).
Já na sexta-feira (3), o Parque Natural Municipal do Atalaia vai realizar, às 10h30, o primeiro encontro presencial festivo com palestra, gincana e tarde de autógrafos do fotógrafo convidado, Paulo Tinoco. Na ocasião, ele vai enfatizar o livro "Aves do Atalaia". Haverá, ainda, homenagem de agradecimento quanto à recomposição da Mata Atlântica, na Bicuda Pequena. Já para os dias 8 e 11 estão sendo preparadas atividades que envolvem arte e exposição sobre os oceanos.
No dia 8, Dia Mundial dos Oceanos, será realizada uma ação em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (Nupem/UFRJ), onde serão pintadas tampas de bueiros, na orla da praia da Imbetiba e no dia 11, haverá uma exposição no posto 1, da orla da praia dos Cavaleiros, de 9h às 15h