Dia Mundial dos Pobres é celebrado com ações na Veríssimo de Melo

Nov 24, 2023 4:04:00 PM - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Bruno Campos e Maurício Porão

As atividades aconteceram durante toda a manhã desta quinta-feira (23)

Com objetivo de levar esperança e oportunidade para quem mais precisa, foi realizada nesta quinta-feira (23), na Praça Veríssimo de Melo, a Jornada Mundial dos Pobres, com o tema “Olhe para mim. Não desvies o rosto de nenhum pobre”, com diversas ações voltadas para as pessoas em situação de pobreza e marginalizadas.

A iniciativa foi instituída pela Igreja Católica e, em Macaé, a organização das ações ficou por conta da Paróquia de Santo Antônio, que contou com diversos parceiros como instituições religiosas, poder público municipal e estadual e iniciativa privada.

Segundo o padre Gleison Lima da Silva, este é um momento em que a igreja é chamada a ajudar os pobres, além de difundir e incentivar a solidariedade. “É fundamental que toda sociedade se conscientize sobre a importância de combater a pobreza”, disse.

Com uma equipe de 50 voluntários, a população presente recebeu café da manhã, serviços de corte de cabelo e barba, orientações e atendimento odontológico com a unidade móvel da Secretaria de Saúde, orientação com a Pastoral da Aids, orientação jurídica e encaminhamento, bazar com distribuição de roupas, confecção de currículo. Para encerrar as atividades alusivas ao evento, ao meio dia foi servido um almoço.

A primeira dama e Coordenadora do Pró-Bem, Quelen Rezende esteve presente na ação e falou da importância da data. “Esta é mais uma iniciativa onde toda sociedade age de forma efetiva para diminuir as desigualdades entre as pessoas, além de destacar a necessidade contínua de assistência aos menos favorecidos”, define.

Ex-morador de rua, Mário Cedrez, contou que, hoje, vive com auxílio e ajuda de instituições. Fora das ruas, ele disse que pode voltar a produzir e se dedicar aos seus livros, “Crônicas de um naufrágio”, que pode ser adquirido na Amazon e o e-book “Sobre jardins e outras promessas”. “É muito bom ter um lugar para voltar, dormir em segurança, preparar a comida e tomar um banho. Coisas simples do dia a dia, mas que fazem toda diferença”, ressaltou Cedrez, que também auxilia nas ações promovidas pelo pastor Jorge Barreta e sua esposa Elis Barretta, que diariamente distribuem café da manhã na Praça Veríssimo de Melo.

O padre Gleison agradeceu o apoio do prefeito Welbert Rezende e da primeira dama e coordenadora do Pró-Bem, Quelen Rezende, e os serviços oferecidos pela prefeitura, por meio dos órgãos e secretarias de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade; Infraestrutura, Saúde, Coordenadoria de Posturas; Ordem Pública; Cultura; Esporte; Defensoria Pública do Estado; além da MotMaquina e Madeireira Canaã.