Foto: João Barreto
O objetivo é alertar sobre os malefícios causados pelo fumo
A Divisão de Educação em Saúde realiza ao longo desta semana várias ações para lembrar o Dia Mundial sem Tabaco (31 de maio). Nesta terça-feira (26), a ação aconteceu no Núcleo de Atendimento à Mulher e à Criança (Nuamc), no bairro Aroeira. No local, foi feito um trabalho de sensibilização com as pessoas que aguardavam atendimento e apresentação do grupo de teatro Arte em Saúde (Grutas) sobre o assunto.
As ações tiveram início na segunda-feira (25), no Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas e têm como objetivo principal alertar às pessoas sobre os malefícios causados pelo fumo. "Orientamos sobre as doenças causadas em função do consumo do cigarro, como enfisemas pulmonares e câncer de pulmão, laringe, faringe, além de outras complicações cardiovasculares, como derrames", disse o sanitarista Alex Camargo.
O trabalho do setor, ligado à secretaria de Saúde, segue nesta quarta-feira (27) no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), que fica próximo ao Terminal Central e na quinta-feira (28) e sexta-feira (29), no Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas e na Farmácia Central.
Doenças relacionadas ao fumo - De acordo com dados do Ministério da Saúde (MS), dentre as principais causas de mortalidade identificada no município de Macaé, entre 2008 e 2011, 40% estão relacionadas a doenças, provavelmente, causadas pelo uso crônico de tabaco, sendo 25% por problemas no aparelho circulatório e 15% associadas a neoplasias (tumores).
Em Macaé, o atendimento das pessoas que desejam parar de fumar é realizado na sede do Centro de Atenção Psicossocial (Caps Ad Porto), que funciona na Rua Velho Campos, 1071, no centro da cidade, de segunda a quinta-feira, das 8h às 9h. O local conta com uma equipe multidisciplinar que avalia qual a melhor forma de tratamento para cada paciente. O agendamento pode ser feito pelo telefone: (22) 2796-1295.