Foto: Divulgação
Com o apoio da Prefeitura de Macaé e da Marinha do Brasil, os escoteiros do mar realizam atividades de cunho socioambiental
Escoteiros de todo o mundo estão em festa nessa semana e o motivo é a comemoração do Dia Mundial do Movimento Escoteiro, celebrado em 23 de abril. E em Macaé não será diferente, já que nessa terça-feira, os jovens vão realizar na praia da Imbetiba uma série de atividades especiais.
Com o apoio da Prefeitura Municipal de Macaé e da Marinha do Brasil, os escoteiros do mar realizam atividades de cunho socioambiental, como auxilio na prevenção à dengue, participação nos mutirões das escolas, campanhas de apoio a desabrigados e ações de conscientização à preservação do meio ambiente.
O 115º Grupo Escoteiro do Mar, instalado na Ajuda, realizará diversas atividades náuticas, como canoagem, pesca e mergulho, além de terminar o dia coletando o lixo deixado na praia pelos banhistas. De acordo com o presidente Jorge Antonio, a ideia é aproveitar a data para aproximar os jovens da vida marinheira e da história do escotismo na cidade, além de realizar uma ação de conscientização sobre a preservação do espaço público. “Vamos comemorar o dia do escoteiro fazendo o que o jovem mais gosta, que é atividades ao ar livre. Com o apoio dos nossos adultos voluntários, vamos realizar diversas atividades que promovam a qualificação dos jovem e o seu crescimento pessoal”, ressaltou Jorge.
Em Macaé, desde 2011, no dia 23 de abril, é comemorado também o Dia Municipal do Escoteiro, instituído por lei em homenagem aos quase 50 anos ajudando na formação da juventude macaense. Para o presidente da União dos Escoteiros do Brasil – Rio de Janeiro, Carlos Frederico Santos, esse é um dos diferenciais do movimento escoteiro.
- Temos uma parceria com a Prefeitura de Macaé, na qual recebemos as crianças encaminhadas pelo Conselho Tutelar, bem como somos um Núcleo de Defesa Civil Comunitário (NUDEC), prontos a auxiliar o poder público nas ações de suporte em casos de emergência. Atualmente também estamos auxiliando nas ações do Centro de Referência do Idoso, onde estamos temporariamente realizando nossas reuniões. Assim, os jovens estão diretamente ajudando no crescimento do município - afirmou Lucas Franco, diretor do grupo escoteiro.
Outro motivo de comemoração é o crescimento do escotismo na região. Além dos grupos escoteiros 115º Gemar Macahé, 95º GE José Passos de Souza Jr e 5º Leripe (Rio das Ostras), estão sendo abertas unidades em Quissamã, São Francisco do Itabapoana, Silva Jardim e Campos dos Goytacazes, além de uma unidade em Glicério, região serrana de Macaé, que possibilitarão a um número cada vez maior de crianças e adolescentes a oportunidade de serem escoteiros.
As atividades terão início às 9h da terça na Capitania dos Portos e acontecerão até às 13h por toda a extensão da praia. De acordo com Jorge, quem tiver o interesse em conhecer um pouco mais sobre o Movimento que completa 106 anos em 2013 pode aparecer na Imbetiba que uma equipe estará pronta para informar.
Escotismo:
Fundado na Inglaterra por Lorde Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, em 1907, o escotismo é um movimento mundial, educacional, voluntariado, apartidário, sem fins lucrativos. A sua proposta é o desenvolvimento do jovem, por meio de um sistema de valores que prioriza a honra, baseado na promessa e na lei escoteira, e através da prática do trabalho em equipe e da vida ao ar livre, fazer com que o jovem assuma seu próprio crescimento, tornar-se um exemplo de fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina.
Quem pode ser escoteiro?
O Movimento Escoteiro é dividido de acordo com a faixa etária dos jovens, sendo que, para a participação dos adultos voluntários não existe idade limite. Além disso, mesmo sem experiência anterior, todos podem participar.
Lobinhos (as): entre 7 e 11 anos;
Escoteiros (as): entre 11 e 15 anos;
Sêniores (guias): entre 15 e 18 anos;
Pioneiros(as): entre 18 e 21 anos.
Saiba como participar:
- 115º Grupo Escoteiro do Mar Macahé. Site: www.macahe.org.br. Reuniões aos domingos, das 9h30min às 12h30min. Atualmente os trabalhos acontecem no Centro de Referência do Idoso. Endereço: Estrada do Imburo, Km2, s/n°, Ajuda de Baixo. Contato:macahe@gmail.com ou 99646725.
- 95º Grupo Escoteiro José Passos de Souza Júnior. Site:http://www.95rjge.com.br. Reuniões: todo sábado, às 15 horas, no CIEP Maringá.