Foto: Juranir Badaró
Um dos serviços oferecidos foi a aferição de pressão.
Nesta segunda-feira (5) é comemorado o Dia Nacional da Saúde. Para marcar a data, a Secretaria de Saúde, em parceria com diversas órgãos municipais, realizou durante todo dia diversas atividades na Praça Veríssimo de Melo. O objetivo foi divulgar os serviços oferecidos pela Prefeitura de Macaé.
Foram oferecidos serviços de auricoloterapia, massoterapia, avaliação física e aferição de pressão. A fisioterapeuta da Coordenadoria Municipal de Apoio ao Escolar (Cemeas), Bianca Barbosa, explica que a auricoloterapia é uma acupuntura que utiliza sementes no lugar de agulhas na região da orelha.
A equipe do programa DST/AIDS, além da distribuição de preservativos, orientou as pessoas sobre o trabalho do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). No CTA a população conta com uma equipe multiprofissional onde ela pode fazer o teste para HIV. Também foram realizados teste rápido para as hepatites B e C, sífilis e HIV. O resultado fica pronto em 30 minutos.
A diretora técnica do CTA, a assistente social Isabel Alves, ressalta que antes de fazer o teste o usuário recebe o aconselhamento, uma entrevista com o aconselhador, e o resultado também é repassado por este profissional. Uma vez por mês a equipe faz o trabalho nas unidades dos bairros e distritos da região serrana.
Na quarta-feira (07) a equipe do CTA Itinerante, estará na unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF) do bairro Nova Holanda. Serão oferecidos testes rápidos, folhetos explicativos e preservativos. O CTA funciona de segunda a sexta-feira de 8h às 17h, e fica localizado na rua Velho Campos, 354, Centro.
Outro estande muito procurando foi o de enfermagem. Nele a população recebeu informações sobre pressão arterial e hábitos saudáveis. A dona de casa, Anita Feliciano de Oliveira, aproveitou para aferir a pressão, que estava normal: 12 por 8. "Tenho problema de pressão alta, mas sigo corretamente a orientação do médico quanto a minha alimentação e tomo a medicação sempre na hora certa. Por isso consigo manter ela (pressão) sob controle", garantiu.
Também participaram do evento a equipe do Programa da Mulher e a Subsecretaria da Infância e Juventude.