A data é celebrada nesta quarta-feira (26)
No Dia Nacional do Diabetes (26), a Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Saúde, reforça a importância da prevenção e o cuidado das pessoas que vivem com a doença para evitar complicações.
Em Macaé, a população conta com o Centro de Atenção à Pessoa Hipertensa e Diabética, que funciona na Rua Velho Campos, 354, Centro. O espaço é voltado para pacientes que necessitam de atendimento relacionado ao tratamento de Diabetes Mellitus e prevenção das complicações. Contempla pacientes diabéticos tipo I, tipo II insulinizados, tipo II de difícil controle e/ou com comorbidades, complicações da doença.
O Diabetes Mellitus é uma doença causada pela falta de produção ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose (açúcar) no sangue e garante energia para o organismo. Produzida pelo pâncreas, a insulina tem a função de quebrar as moléculas de açúcar e a transforma em energia para manutenção das células do organismo.
O diabetes, muitas vezes, não apresenta sintomas, mas algumas características podem ser consideradas pelas pessoas, como aumento da sede, vontade de urinar, visão turva e emagrecimento súbito, apesar de maior apetite.
As complicações causadas pela doença são renal, retinopatia, acidente vascular cerebral e infarto, pois o diabetes aumenta os riscos cardiovasculares. De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, a doença afeta aproximadamente 20 milhões de brasileiros. Fatores genéticos e ausência de hábitos saudáveis são os principais fatores de risco para o desenvolvimento da doença.