Dia Nacional do Doador de Sangue reforça importância da ação

25/11/2022 12:13:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Ana Chaffin

Novembro foi escolhido por preceder as festas de fim de ano

O Dia Nacional do Doador de Sangue é comemorado nesta sexta-feira (25). Para sensibilizar a população sobre a importância da ação, o Serviço Municipal de Hemoterapia de Macaé agradece aos doadores e, também, lembra que a regularidade da doação é fundamental com a proximidade das festas de fim de ano, um período de estoques baixos.


A doação pode ser feita de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 7h30 às 11h. O guarda municipal Robson Coutinho, 40 anos, compareceu ao espaço nesta sexta para exercer seu papel de solidariedade. “É muito importante ter empatia, ou seja, se colocar no lugar das pessoas que estão precisando. Além de ser um ato de amor, estou contribuindo com a solução da necessidade do próximo”, destaca Robson.

O médico e responsável técnico do Serviço Municipal de Hemoterapia, Adelmo Henrique Daumas Gabriel, acrescenta que o estoque está no nível médio e o período é de convocação dos doadores.

“A captação diminui bastante nessa época, por isso, a importância de reforçarmos os estoques até o dia 15 de dezembro. O mês de novembro foi escolhido por preceder esse período. O ato solidário deve ser regular, independente de se conhecer ou não pacientes que necessitam de transfusão”, explica.

O sangue doado é utilizado para pessoas com doenças hematológicas variadas e câncer, com cirurgias eletivas de grande porte marcadas, além de emergências. Esta semana, os estoques mais baixos são de sangue tipo AB negativo, B negativo e O positivo. As estatísticas apontam que uma pessoa pode salvar até quatro vidas.

O acesso dos voluntários ao Serviço Municipal de Hemoterapia pode ser feito por meio de agendamento eletrônico no portal oficial da prefeitura, na aba "Doe Sangue". Nesse espaço, o doador irá preencher seus dados e marcar o dia e horário da doação.

O Serviço de Hemoterapia de Macaé é responsável por abastecer as unidades hospitalares do município, além das cidades atendidas são Casimiro de Abreu e Conceição de Macabu. O espaço conta com uma equipe multidisciplinar: dois médicos especialistas, três enfermeiras, assistente social, três biólogas, biomédica, além de auxiliares e técnicos em enfermagem e laboratório, auxiliares de serviços gerais e recepcionistas.

O Serviço Municipal de Hemoterapia de Macaé funciona na Rua Doutor Bueno, 40, no Centro. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone: (22) 2796-1756.

Requisitos básicos para a doação:

  • Ter entre 16 e 69 anos, sendo que menores de 18 anos devem estar acompanhados e apresentar consentimento formal dos responsáveis;

  • Apresentar documento original de identificação com foto, emitido por órgão oficial;

  • Estar em bom estado de saúde;

  • Pesar mais de 50 quilos;

  • Estar descansado, com o mínimo de seis horas de sono na noite anterior;

  • Estar alimentado e bem hidratado;

  • Evitar alimentos gordurosos quatro horas antes da doação;

  • Os intervalos mínimos entre as doações, para homens, são de 60 dias, com no máximo quatro doações em 12 meses. E de 90 dias para mulheres, com até três doações no período de um ano.


Fotos Relacionadas