Foto: Maurício Porão
O Dia Nacional e Internacional do Idoso celebrado no Centro de Convivência Elisa Lamoglia Mussi (CCI), na Ajuda de Baixo, nesta segunda-feira (1), reuniu mais de 400 idosos. A programação especialmente preparada pela Prefeitura de Macaé, através da subsecretaria do Idoso foi seguida à risca e contou com a parceria de outros órgãos municipais, como a Fundação Macaé de Cultura que inaugurou a Biblioteca, a secretaria de Desenvolvimento Social, Educação e Saúde, entre outros.
Durante toda a tarde, inúmeras atrações subiram ao palco montado para entreter a Terceira Idade de Macaé no seu dia. Vários grupos culturais se apresentaram, entre eles, cantores regionais homenageando a “Mulher Rendeira” e “Luiz Gonzaga”. O Grupo Sabiá também mostrou sua prosa, sendo muito aplaudido. Além de música, dança e da história de Macaé contada em cordel, foram oferecidos serviços aos participantes como cortes de cabelo e unhas artesanais, oficinas de mesa com baralho, dama, dominó e xadrez, e sorteio de brindes.
De acordo com a subsecretária Marli Reis, foi uma tarde gratificante com a presença dos vários grupos da Melhor Idade prestigiando seu dia. Enaltecendo o trabalho da equipe que preparou a festa, ela parabenizou todos os idosos.
- Parabenizo a todos os idosos aqui presentes e aqueles que não puderam vir a esta festa preparada com muito amor pela equipe da subsecretaria e o empenho do Conselho do Idoso. Nossa meta é promover sempre que possível uma festa como esta e cuidar para que não faltem políticas públicas aos idosos, assegurou.
A presidente da Fundação Macaé de Cultura (FMC) Sheila Antunes, que inaugurou a biblioteca do Centro e é promotora das tardes de integração com a Melhor Idade, disse que é preciso cuidar bem dos idosos.
- A biblioteca aqui no Centro com certeza irá colaborar com a busca literária da Terceira Idade. Nós precisamos cuidar bem dos idosos, pois quem ainda não é idoso com certeza chegará lá. A Fundação tem um pedacinho de cada idoso nas tardes de integração que promove – disse.
Estiveram presentes no evento, a coordenadora dos grupos da terceira idade, Margarida Mussi e a chefa de gabinete, Elma Mussi que levou o abraço do prefeito Riverton Mussi. “Estou feliz de estar aqui nesta tarde de integração junto com minhas irmãs e todos os idosos. O prefeito se preparou para vir, entretanto, teve que atender um pedido do governador Sergio Cabral. Por isso, eu trago aqui um abraço carinhoso dele”, afirmou.
Para a guarda municipal sênior, Creuza da Silva (63 anos), alagoana e moradora do Lagomar a festa foi contagiante. “Todo mundo esteve animado, com muita alegria para espantar a tristeza”. Já Mozart da Silva (74 anos), do grupo da Terceira Idade “Reviver da Ajuda”, a festa foi muito boa. “Neste dia do idoso fui muito bem tratado. Esta tarde foi boa e alegrou muitos corações”.
A presidente do Conselho do Idoso, Marilene Ramos, disse que nesta data, além do Dia do Nacional e Internacional, o município está comemorando nove anos do estatuto do idoso. Ela assegurou que a festa irá continuar durante todo este mês.
- Nas tardes de segunda à quinta-feira vamos ter grupos de idosos aqui no Centro de Convivência a fim de promover o bem estar com inúmeras atividades e recreação. No próximo dia quatro acontecerá a formatura da primeira turma de corte e costura e de salgadeiras. O evento irá contar com a apresentação do coral da Petrobras e outras atrações – anunciou.