Dia Nacional dos Animais: Macaé segue com campanha

14/03/2023 14:18:00 - Jornalista: Joice Trindade

Comemorado nesta terça-feira (14), o Dia Nacional dos Animais será reforçado no município pela campanha #JuntosContraMausTratos, que segue com a proposta de intensificar a proteção animal. Além disso, a Subsecretaria de Proteção Animal disponibiliza em versão digital a cartilha no portal oficial da Prefeitura de Macaé.

De acordo com o subsecretário de Proteção Animal, Luan Campos, esta é a primeira vez que o município ganhou uma cartilha deste assunto. “A proposta é distribuir em escolas da rede municipal de ensino, visando séries específicas. Já estamos definindo junto à Secretaria Municipal de Educação”, ressalta. Ele lembra que a cartilha, voltada para a educação ambiental e bem-estar animal, faz parte de uma entre várias ações da pasta visando conscientizar a população e combater os maus-tratos a animais.

“O município tem sido pioneiro na região através de campanha e canal oficial para recebimento de denúncias e reclamações desde maio. Temos muito ainda a realizar e estamos tendo espaço para propiciar um processo de mudança de mentalidade ", pontua.

“A cartilha é pioneira no país ao abordar a Teoria do Elo, relacionando os maus-tratos aos animais e violência contra as mulheres, numa parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres. Esta teoria indica que os maus-tratos também estão relacionados a maus-tratos e atos de violência contra mulher e idosos”, cita Fernando Barreto, Coordenador de Fauna Silvestre da secretaria.

Outras iniciativas são: a elaboração dos indicadores de proteção animal; o diálogo contínuo com iniciativas de proteção; incentivo e apoio nas feiras de adoção no município; implantação do Cadastro de Cuidadores e Protetores de Macaé; participação pela primeira vez do II Fórum Intermunicipal de Gestores da Proteção, realizado no Rio de Janeiro em 23 de novembro, com outros 15 municípios do Estado. Na lista também está a participação na Audiência Pública na Câmara, no dia 4 de agosto.

Dia Nacional dos Animais - Esta data tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre os cuidados que devem ser dados aos animais, sejam domésticos ou selvagens. De acordo com a legislação brasileira, maltratar animais é crime. Como maltrato entende-se: bater; deixar sem alimentos, água e abrigo; deixar preso, não tratar das doenças e abandonar os animais domésticos.

Vale lembrar, que o dia 14 de março é considerado importante para a defesa dos bichinhos, já que funciona como um alerta para a necessidade de preservação de todas as espécies e do meio ambiente. A finalidade da data é estimular a conscientização das pessoas a respeito dos cuidados e das responsabilidades dos tutores, além de incentivar a prática da adoção. Para isso, a Secretaria de Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal alerta a população para que esteja ciente de todas as responsabilidades que envolvem ter um animal de estimação, diminuindo, assim, os casos de abandono e maus-tratos no país.