logo

Diretor do MEC participa de Fórum de Educação

24/08/2023 10:28:00 - Jornalista: Janira Braga

"Políticas e práticas educacionais na perspectiva inclusiva: entre a luta e o direito" será o tema da palestra de Décio Guimarães

O doutor e mestre em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), professor Décio Guimarães, é um dos destaques do II Fórum Regional de Educação, que será promovido na próxima segunda-feira (28) e terça-feira (29), na Câmara Municipal de Macaé, organizado pela Secretaria de Educação de Macaé.

Décio é o atual Diretor de Políticas de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva do Ministério da Educação (SECADI/MEC). A palestra que o especialista - considerado um dos mais importantes do país em educação especial inclusiva – vai ministrar será às 10 horas do primeiro dia, com o tema "Políticas e práticas educacionais na perspectiva inclusiva: entre a luta e o direito".

A Secretária de Educação, Leandra Lopes, ressaltou a importância da presença de um dos maiores especialistas no assunto no Brasil.


"Trazer um profissional que hoje ocupa o cargo de diretor de educação inclusiva no MEC é pensar no desenvolvimento da cidade como um todo", observou a Secretária.



Leandra assinalou que a presença do palestrante irá colaborar com os municípios nas ações na perspectiva da inclusão.

Expoente e defensor da educação especial inclusiva, Guimarães pontuou em uma live sobre Direitos Humanos, Trabalho e Pessoas com Deficiência o processo de luta por direitos das pessoas com deficiência.


"Estamos inseridos em um processo constante de luta por direitos. Por outro lado há inquietações porque muito ainda temos que conquistar: transformar o meio, transformar os espaços para e com a presença das pessoas com deficiência faz com que o meio, o mundo e a sociedade que estamos inseridos estejam e sejam abertos a todas essas pessoas", defendeu.



De acordo com Décio, a presença das pessoas com deficiência na sociedade "se contrapõe às investidas opressoras". "Pensar no direito das pessoas com deficiência ao trabalho é impor ruptura na lógica opressora", avaliou. Em defesa da educação inclusiva, o professor pede avanços. "Em uma democracia como a nossa em que a liberdade, a justiça e a solidariedade são pilares, não existem quatro linhas democráticas, existe um todo e não estamos aqui em condições de admitir retrocessos", apontou.

Quem é o professor Décio Guimarães

Servidor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF), atuando como docente permanente e Coordenador do Mestrado Profissional em Ensino e suas Tecnologias (MPET/IFF), é Professor do Programa de Pós-graduação em Cognição e Linguagem (PGCL/UENF), Coordenador do Grupo de Trabalho Educação Especial (GT 15) da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), Membro do Comitê Interministerial de Tecnologia Assistiva (CITA).

Décio Guimarães também é Membro da Comissão de Diversidade, Acessibilidade e Ações Afirmativas da ANPEd e Membro do Fórum Permanente de Direitos Humanos da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro(EMERJ). Atua como Editor Científico da Editora Encontrografia. Em 2020, recebeu o Colar do Mérito Judiciário do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ/RJ).

Com o tema "Por uma educação plural", o II Fórum Regional de Educação propõe a divulgação e a socialização de experiências exitosas dos municípios sobre o eixo da inclusão. As inscrições estão abertas no link https://www.even3.com.br/forum-educacao-macae-por-uma-educacao-plural-373411/

A programação começa às 9 horas do dia 28 com welcome coffee, mesa de abertura, seguida da palestra "Políticas e práticas educacionais na perspectiva inclusiva: entre a luta e o direito", que será ministrada por Décio Guimarães.