O diretor do Núcleo de Pesquisas em Ecologia e Desenvolvimento Socioambiental (Nupem), Francisco Esteves, afirmou nesta quarta-feira (7), durante o Fórum e Conferência Internacional de Saúde, Meio Ambiente e Segurança da Indústria de Petróleo Offshore (Protection Offshore), que o evento é mais um mecanismo de tornar viva junto à população a necessidade de se buscar o desenvolvimento sustentável em uma das regiões de maior desenvolvimento econômico do país.
- A Protection Offshore mostra que a população de Macaé e região estão atentas à questão ambiental. O discurso saiu da retórica para a prática na medida em que as empresas são mobilizadas para a questão da sobrevivência da humanidade – ressaltou Esteves, comentando que a Terra, com 6,5 bilhões, precisa de uma mudança de postura frente às questões ambientais.
Esteves informou ainda que será realizado de 3 a 10 de agosto de 2007, no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, o Macaé Centro, o décimo primeiro Congresso Brasileiro de Liminologia, a ciência que estuda as águas do ponto de vista ecológico. “Vamos discutir as maneiras mais eficazes de preservar rios, lagoas e represas”, comentou. Vão participar 1,2 mil cientistas do diversos países.