A Câmara Municipal do Rio de Janeiro concedeu homenagem à diretora da Escola Municipal de Educação Infantil Profª Marli Vasconcelos Lemos, Cláudia Márcia Tomaz Carneiro, tendo em vista a importância de ações propostas pela educadora para a preservação do meio ambiente. A cerimônia de Louvor e Aplausos foi realizada em um debate público realizado nesta segunda-feira (18), no Plenário Teotônio Villela, na sede do Legislativo Carioca.
A homenagem prestada pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro foi um reconhecimento ao trabalhador que, voluntariamente e profissionalmente, ajuda a propiciar o desenvolvimento sustentável do meio ambiente, ao exercer atividade de gestão de resíduos. Atitude esta que contribui para a despoluição das cidades e dos ecossistemas, evitando que o lixo prejudique a continuidade da vida no planeta.
- É muito importante incentivar estas parcerias com as escolas da rede municipal, assim como outros órgãos que procuram desenvolver atitudes importantes como a conscientização ambiental junto às crianças e a sociedade em geral. Além disso, a participação da comunidade é sempre muito benéfica para o aprendizado, afirmou o secretário de Educação de Macaé, Guto Garcia.
Para o vereador João Mendes de Jesus, responsável pela realização do debate público e pela entrega das Moções de Aplauso a pessoas que contribuem para a melhor qualidade de vida e preservação do meio ambiente, no Estado do Rio, ações como as de Cláudia Márcia provam que a reciclagem, além de ser ecologicamente correta, é viável economicamente: “Se o homem souber cuidar da natureza, com certeza, teremos um mundo mais limpo”, disse o parlamentar.
A E.M.E.I. Profª Marli Vasconcelos Lemos, que promove o programa “Planeta Saudável”, foi responsável por realizar a campanha “Macaé Consciente” de preservação ambiental. Na ocasião, os alunos fizeram uma caminhada que culminou em um evento, onde foi realizada coleta seletiva, exposição, brincadeiras, distribuição de brindes e apresentações.
A campanha “Macaé Consciente”, além de promover a consciência ambiental da população, ainda trará benefícios para os alunos, já que a parceria vai trocar os recicláveis por benefícios para a própria escola. Para Cláudia Márcia, esta é a maior recompensa pelo trabalho:
- Fiquei muito feliz pelo reconhecimento representado por esta homenagem, mas este trabalho não é só meu. A premiação é o resultado do trabalho de toda a equipe da escola e do apoio da Secretaria Municipal de Educação.