Foto: Erica Ferreira
Os encontros estão acontecendo periodicamente.
O colegiado ampliado de diretores das escolas municipais voltou a se reunir com o objetivo de debater questões pertinentes à implantação da Lei Federal 11.738/2008, que garante aos professores o direito de usar 1/3 de sua carga horária para atividades de planejamento. A intenção dos encontros, que estão acontecendo periodicamente entre os dirigentes das unidades municipais, além de profissionais como supervisores, orientadores pedagógicos e educacionais, é levantar proposições e reflexões para posterior avaliação.
Diante das reuniões são levantadas propostas e deliberações, que serão analisadas pelo colegiado para posteriormente ser formulado um documento, que será regulamentado de acordo com a legislação municipal.
De acordo com o Prefeito de Macaé, Dr. Aluízio, a lei será colocada em prática em Macaé. “A legislação tem de ser cumprida. Esta é uma decisão minha como Prefeito e que será colocada em prática assim que a Secretaria de Educação fizer as adaptações necessidades", destacou o prefeito.
A Lei 11.738/2008 estabelece que 2/3 da carga horária dos professores deve ser utilizada em atividades de interação com os estudantes, como atividades em sala de aula, e que 1/3 da jornada deve ser cumprida com atividades de planejamento, cujo cronograma de atividades estão sendo repensadas e discutidas pelos diretores.
Uma das diretoras que fazem parte do colegiado ampliado é a da Escola Estadual Municipalizada Leonel de Moura Brizola, Eliane de Araújo Santos. “Estamos analisando três propostas. Esta escolha e debate democráticos são importantes. O objetivo do colegiado amplo é conseguirmos o melhor para nós, professores”, destacou.