Diretores do Hospital da Serra se reúnem com líderes comunitários

17/01/2007 14:35:05 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Para aproximar e integrar a comunidade com as ações realizadas pelo Governo Municipal na área de saúde, os diretores do Hospital Público Municipal da Serra Evangelina Flores da Silva, em Macaé, se reuniram com representantes da sociedade organizada e os profissionais do Programa Saúde da Família da Região Serrana.

A diretora administrativa do Hospital da Serra, Luciene Aguiar, ressaltou que o encontrou serviu para estabelecer um relacionamento com a comunidade e principalmente conhecer quais são suas expectativas e sugestões. Ela acrescentou que nos primeiros dias de funcionamento muitas pessoas foram conhecer o funcionamento do hospital, onde funciona também uma equipe do PSF.

- Este contato é muito importante, tanto para a comunidade quanto para todos os profissionais que estão atuando nesta instituição pública. A nossa missão é fazer um atendimento de qualidade e integrar a rede básica composta pelas Unidades Básicas de Saúde e o PSF -, falou.

O assessor especial da Secretaria de Comunicação Social, Décio Braga, sugeriu que fossem produzidos folders explicativos sobre a missão do hospital com o objetivo de informar a população a melhor forma de utilizá-lo, além da confecção de um informativo periódico.

Ele ressaltou ainda que a equipe da rádio comunitária Alternativa FM, na Região Serrana se colocou à disposição. “Sabemos que o sucesso deste hospital depende da ação da prefeitura, mas o diferencial é o envolvimento da comunidade vai dar com sua participação”, declarou.

O pastor José da Silva Quaresma, que participou da reunião, falou da sua felicidade em poder representar a comunidade, junto com outras lideranças com outras lideranças locais. “Faço parte dessa comunidade e fico feliz em poder contar com mais este serviço que era uma ansiedade da comunidade. Na verdade essa reunião é uma forme de envolvimento da comunidade com os profissionais desta instituição pública”.

O professor e diretor adjunto da Escola Municipal do Trapiche, Robson Peceoli, reiterou que sua maior satisfação é a integração, parceria que está sendo estabelecida entre a saúde e a educação.

A assessora da diretoria do Hospital, a psicóloga Delba Barros, frisou que este foi o primeiro de uma série de encontros com a comunidade. “Toda administração se faz com a participação de várias pessoas. O Hospital da Serra é uma unidade que está iniciando seu trabalho para compor a rede de saúde da família e por tanto estamos trabalhando de forma na busca da melhoria e qualidade no atendimento a população da serra”, lembrou.

Delba lembrou que o Hospital da Serra estará integrado ao HPM, onde os atendimentos a pacientes graves serão encaminhados. “É importante que a população saiba que a unidade do PSF é a porta de entrada do sistema de Saúde e o Hospital é para os atendimentos de emergência”, concluiu.