logo

Diretrizes da Educação Física são alvos da rede municipal de ensino

24/08/2011 09:06:54 - Jornalista: Joice Trindade

Um manual com atividades, acervos, rotinas e elementos que integrem as propostas pedagógicas da Educação Física da Educação Infantil. Este foi um dos tópicos abordado durante o encontro para os profissionais do segmento. O objetivo é reforçar a Educação Física como componente curricular direcionado ao desenvolvimento adequado a sua faixa etária, conhecimentos e habilidades dos estudantes da rede municipal, através de encontros periódicos que prosseguem a partir de 1º de setembro, Dia do Professor de Educação Física.

A programação articulada pela Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação, foi realizada no decorrer de terça-feira (23), no auditório da Secretaria de Educação. De acordo com secretário de Educação, Guto Garcia, reuniões como estas são essenciais para desenvolver estratégias e ações democráticas, voltadas para as necessidades e especificidades da criança.

- A Educação Física tem papel fundamental na Educação Infantil pela possibilidade de proporcionar às crianças uma diversidade de experiências, através de situações nas quais elas possam criar, inventar, descobrir movimentos novos, reelaborar conceitos e idéias sobre o movimento e suas ações. Além disso, este é um espaço para que, através de situações de experiências, as crianças descubram os próprios limites e enfrentem desafios”, disse.

Já a subsecretária de Educação Infantil, Márcia Heloísa Branco, destacou que o ensino “não pode ser concebido como uma mera aplicação de normas, técnicas e receitas pré-estabelecidas, mas como um espaço de vivências compartilhadas, de busca de significados, de produção de conhecimento e de experimentação na ação”.

Durante o evento, os participantes tiveram oportunidade de compartilhar vivências, dinâmicas, socializar documentos e situações ocorridas nas unidades escolares, e debates referentes à Educação Física sobre assuntos como fundamentações teóricas, objetivos gerais, metodologia, avaliação haverá avaliação das atividades executadas no primeiro semestre, recursos, ações para Educação Especial, além de estudos dirigidos sobre autores consagrados da área como Estevan Levin, Vítor da Fonseca e João Batista Freire.

O encontro apresentou a temática "Diretrizes da Educação Física na Educação Infantil” e contou com professores de Educação Física de oito unidades de Educação Infantil. São elas: Anna Benedicta da Silva Santos, Christos Jean Kousolas, Cecília Tourinho Furtado, Hilda Ramos, Laura Sueli de Campos Bacelar, Professora Maria Angélica das Dores, Emilson de Jesus Macahdo e Wanderley Quintino Teixeira.

Entre os participantes esteve o professor da unidade Wanderley Quintino Teixeira, Luiz Manoel Vieira Conde. Ele observou que a programação é fundamental para o contexto educacional. “Como será bom ter diretrizes direcionadas. Com certeza, nosso planejamento pedagógico será muito mais enriquecido. Este encontro representa a preparação para um alicerce sólido”, contou animado.


Também entusiasmada, a professora da Escola Municipal Christos Jean Kouysolas Fernanda Leão frisou que os encontros vão contribuir com a qualidade do ensino e o desenvolvimento do ensino específico. “Só desperta paixão para quem quer aprender, quem tem paixão em ensinar. Estamos animados com este espaço para a Educação Física em Macaé”, frisou.

De acordo com a coordenadora de Educação Física, Walquíria Barroso, a Secretaria de Educação vai desenvolver ações como encontros com os profissionais ou visitas a campo, ou seja, nas unidades escolares para intensificar a interação e as ações que foram elaboradas coletivamente.

Para a ação coletiva, serão coletados documentos e sugestões de atividades, que devem compor o Baú Coletivo. “O baú será um instrumento essencial para aliar atividades, que já foram experimentadas escolas de Educação Infantil e podem se consolidar no planejamento escolar, o que pode facilitar o processo educacional”, disse a coordenadora.

Walquíria frisou que a atuação do professor de Educação Física poderá contribuir para a efetivação de um programa de Educação Infantil, comprometido com os processos de desenvolvimento da criança e com a formação de sujeitos emancipados.

- A Educação Física no segmento envolve a evolução da criança, através do movimento, do jogo e das atividades voltadas para lateralidade, psicomotricidade e o lúdico. No caso específico da Educação Física, o profissional da área possui ferramentas valiosas para provocar estímulos que levem ao desenvolvimento de forma bastante prazerosa: a brincadeira, o jogo e o esporte, ressaltou Walquíria.