A Fundação Educacional de Macaé, (Funemac) divulgou em seu site oficial (www.funemac.edu.br) a relação dos alunos sorteados para as vagas dos cursos de Inglês e Espanhol do Centro Municipal de Idiomas (CMI). Foram disponibilizadas 280 vagas gratuitas para os alunos da rede municipal e estadual de ensino de Macaé e também adultos que tenham concluído ou estejam cursando o ensino médio. As aulas terão início no próximo dia 25 com turmas na Cidade Universitária e na sede do Centro no Bairro Botafogo. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 2796-2528 e 2796-2531.
Os alunos sorteados terão até o dia 8 de abril para realizarem suas inscrições no prédio da Funemac, na Cidade Universitária, entre os horários de 9h ás 12 e 14 ás 17h. Os documentos necessários são: Uma foto 3x4, Identidade ou certidão de nascimento, comprovante de residência; declaração da escola em que está matriculado, certificado de conclusão do ensino médio, ou declaração da escola onde cursa (adultos). Para pedido de isenção: Trazer a seguinte documentação na data da entrevista, que será marcada no ato da matrícula: Comprovante de renda de todos que trabalham na família e documento (certidão ou identidade) de todos que moram na casa. Se for autônomo, declaração de quanto ganha em média, comprovante de benefício do INSS (se receber), comprovante de residência, além de contas de água, luz, telefone, aluguel e ter renda igual ou inferior a 140 reais por pessoa.
Este ano, mais de 400 pessoas se inscreveram para o processo. Os cursos são dirigidos, dirigidas a estudantes da rede pública municipal de ensino com idade entre 12 e 18 anos. O objetivo do Centro Municipal de Idiomas é viabilizar aos estudantes do município acesso ao mercado de trabalho e ao ensino superior por meio da aprendizagem de línguas estrangeiras.
O projeto do Centro de Idiomas tem como modelo o Centro Interescolar de Línguas de Brasília, que acumula experiências bem sucedidas desde 1998. O centro, que funciona próximo ao SENAI, na Virgem Santa, é estruturado pelo Marco Comum Europeu de Referência de Línguas, modelo internacional. A proposta é que o estudante conclua o curso dominando uma língua. Alunos com necessidades educacionais especiais também serão contemplados.