Foi divulgada nesta quarta-feira (14) a relação dos candidatos aprovados na primeira fase do vestibular da Faculdade Municipal Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), para o segundo semestre deste ano. A listagem dos candidatos aptos a disputarem a segunda fase do processo seletivo pode ser conferida pelo site da instituição www.funemac.edu.br, ou nos murais da instituição, na Cidade Universitária de Macaé. Maiores informações poderão ser obtidas na secretaria da instituição, por meio do telefone 27962566.
São oferecidas 150 vagas distribuídas entre os cursos de Engenharia de Produção (50), Sistema da Informação (50) e Administração (50). Os aprovados para esta fase realizarão uma prova discursiva de Matemática e também a uma prova de Redação, tendo estes, caracteres classificatórios e de eliminação para o candidato que obtiver nota zero em uma das provas acima.
Na primeira etapa, os inscritos realizaram uma prova objetiva onde foram aceitos os resultados obtidos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) dos anos de 2010 e 2011. Também foram destinadas vagas aos candidatos oriundos de escola pública.
Mantida pela Secretaria de Educação por meio da Fundação Educacional de Macaé, a Instituição vem se tornando uma das poucas Faculdades de ensino superior gratuita e mantida por município, destacando-se ainda pelo pioneirismo na integração entre as três graduações (Sistemas de Informação, Engenharia de Produção e Administração). Sua metodologia tem atraído alunos da região pela facilidade de inserção no mercado de trabalho.
Desde 2009 a FeMASS passou a reservar vagas para alunos oriundos de escolas públicas. Este ano chegou a 50% do total. Essa iniciativa integra a estratégia de democratização do ensino público municipal em todos os seus níveis (educação infantil, educação básica e educação superior), uma das metas da Secretaria de Educação.
Segundo o Secretário de Educação Guto Garcia, a Faculdade vem se fortalecendo. “Ao completar 10 anos no ano passado, a instituição passou por fortes transformações internas, visando ampliar seu perfil integrador entre aluno, professor e comunidade acadêmica. O resultado já pode ser comprovado: uma pesquisa interna revelou que os alunos estão satisfeitos com a sua instituição”, diz.
As metas elaboradas pela Faculdade passaram pelo aprimoramento dos trabalhos já implantados, foco nos resultados e a integração. “Pretendemos trabalhar e debater nossas propostas a curto, médio e longo prazo, para que dessa forma possamos não apenas focar nas ações de hoje, mas sim, na continuidade de nosso ensino e a busca pela constante melhoria” declarou o diretor da Instituição, Robério Fernandes.
Também foram criadas iniciativas voltadas para a formação de alunos, como comissões de trabalho, a reavaliação do Regimento interno, o credenciamento de cursos, os Projetos Semestrais, além de grupos de discussões sobre o ensino de matemática e o papel das disciplinas na área das Ciências Sociais na formação dos alunos. “Queremos assim, chegar próximo ao ideal de iniciação profissional do aluno, debatendo de que forma isso poderia acontecer e os meios de torná-la realidade”, explicou o diretor que pretende ainda institucionalizar a Extensão Universitária por núcleos.