Djamila Ribeiro e Violúdico marcam abertura de ano letivo em Macaé

Feb 19, 2024 6:03:00 PM - Jornalista: Juliana Carvalho

As comemorações do início do ano letivo em Macaé serão marcadas por debates e apresentações em torno da temática “Por uma Educação Antirracista”. A programação, realizada nos dias 21 e 22 de fevereiro, terá participações especiais como a escritora Djamila Ribeiro e o show infantil com Violúdico. O evento é gratuito e o espaço montado na Avenida Elias Agostinho, Imbetiba, receberá os participantes a partir das 17h.

“Serão dois dias muito especiais com rodas de conversa, apresentações culturais e musicais. É um marco simbólico do início do ano letivo de Macaé com essa pauta que deve estar sempre presente no nosso dia a dia: fazer da educação antirracista uma realidade. E é neste sentido que estamos trabalhando e desenvolvendo inúmeras ações dentro e fora das salas de aula”, ressalta a secretária de Educação, Leandra Lopes.

A programação começa nesta quarta-feira (21) com a filósofa e escritora, Djamila Ribeiro, que falará sobre o seu livro “Pequeno Manual Antirracista”. Lançado em 2019, a obra traz um olhar sobre a estrutura do racismo no Brasil, desafios para a sociedade e reflexões sobre as transformações necessárias. Já na quinta-feira (22), a temática segue com participação da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, momento de autógrafo e bate-papo com o autor Cláudio Fragata. O encerramento será com o show infantil Violúdico.

Confira a programação completa:
Quarta-feira, dia 21/02

Espaço do Saber e do Conhecimento

18h - Abertura oficial do evento;

18h30 - Roda de Conversa com a filósofa, feminista negra, escritora e acadêmica brasileira, Djamila Ribeiro, sobre o seu livro “Pequeno Manual Antirracista”;

19h – Apresentação de Jongo com o Grupo de estudos de Jongo com Mestre Dengo;

19h30 - Momento Cultural com Cida Garcia no palco;

20h30 - Momento cultural com Max Badauê no palco.

Quinta-feira, dia 22/02

Espaço do Saber e do Conhecimento

17h30 - Autor Cláudio Fragata autógrafo e bate-papo;

18h - Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial com um bate papo sobre “Diálogo para uma Educação Antirracista” e Roda de Conversa com convidados do Núcleo de Estudos Étnico-Raciais (Neafro) da Secretaria Municipal de Educação, com o tema “Literatura, arte e cultura: diálogos e reflexões para uma Educação antirracista”;

19h - Associação de Capoeira Nova Geração de Bimba;

19h30 – Violúdico.


Fotos Relacionadas