logo

Doação de sangue: um exercício de cidadania e solidariedade

13/06/2013 19:03:00 - Jornalista: Juliene Silveira

Foto: Guga Malheiros

Para manter o estoque são necessários 20 doadores diariamente.

A doação de sangue é um processo de fundamental importância para manter o bom funcionamento dos hospitais. Por isso, o Hemocentro de Macaé possui um estoque regular, mas dinâmico, pois o serviço atende várias unidades de emergência da cidade, como o Hospital Público Municipal (HPM), além dos municípios de Carapebus e Conceição de Macabu. Para manter um estoque ideal é necessária a regularidade da doação com 20 doadores diariamente.


Para doar é preciso levar um documento original de identidade com foto, ter peso superior a 50 Kg, idade entre 16 e 67 anos, não estar em jejum e não ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas três horas. A quantidade de doadores/dia favorece ter um estoque que atenda com tranquilidade a demanda de sangue que é requisitada ao Hemonúcleo. Todos os tipos de sangue são importantes.

Para o Governo Municipal, a doação de sangue é um exercício de cidadania, considerado um ato de amor, além de ser necessária para o funcionamento da saúde pública a favor da própria população, maior beneficiada.

As campanhas de doação acontecem durante a Semana do Doador de Sangue, sempre em novembro para atender a demanda das festas de final de ano, quando ocorre um maior número de acidentes e no período pré-carnaval

O Hemonúcleo funciona à Rua Dr. Bueno, 40, anexo ao Hospital São João Batista. Quem quiser ser um doador de sangue deve ir ao órgão de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30. A unidade está com novo número (22) 2796-1756.