logo

Documentário 'Bikes vs. Carros' será apresentado na Cidade Universitária

14/07/2015 11:20:00 - Jornalista: Carlos Fernandes

Foto: Divulgação – Mobilidade Urbana

Macaé vive um momento de incentivo ao uso da bicicleta como meio de transporte sustentável e funcional

O grupo “+ Ciclovias”, que participou do processo de construção do Sistema Cicloviário de Macaé, em parceria com a Secretaria de Mobilidade Urbana e a Fundação Educacional de Macaé, realizam, nesta quarta-feira (15), mais uma apresentação do documentário “Bikes vs. Carros”. A sessão acontecerá no Auditório Cláudio Ulpiano, na Cidade Universitária, a partir das 19h, com entrada gratuita.

O filme do diretor sueco Fredrik Gertten foi lançado no Brasil em junho e já foi apresentado nas principais capitais do país. Nele, são abordados temas ligados não só à disputa por espaço, mas como a indústria automobilística influência nas políticas públicas das cidades, tendo a bicicleta um importante papel para a mudança deste cenário.

Esta é a segunda vez que o documentário é exibido em Macaé. A primeira aconteceu no último dia 30 de junho, no teatro do Sindipetro-NF, e a repercussão foi tão positiva que esta segunda sessão foi agendada. O objetivo do documentário é incentivar o debate sobre soluções a serem encontradas para a convivência em harmonia entre os meios de transporte, para que seu uso seja feito de forma adequada e segura, transformando o trânsito nas cidades.

E o Brasil tem uma participação importante no documentário, que registra as transformações pelas quais a cidade de São Paulo tem passado para incentivar o uso das bicicletas. Além da capital paulista, a realidade em outras cidades pelo mundo também é abordada. É o caso de Los Angeles (EUA), que luta por mais espaços para bicicleta; Toronto (Canadá), onde o governo está eliminando algumas das ciclovias existentes e Copenhague (Dinamarca), que é uma referência internacional em mobilidade por bicicleta, mas que também não deixa de ter conflitos por espaço.

– Muitas vezes quando a pessoa está ao volante, esquece que também é pedestre ou ciclista em algum momento. E Macaé é uma cidade que passa por problemas comuns a grandes capitais, como congestionamentos e violência no trânsito. Mas usando de forma adequada a bicicleta e os outros meios de transporte podemos mudar a situação – disse o representante do “+ Ciclovias”, Mauro Lamin.

Macaé – Assim como cidades retratadas no documentário “Bikes vs. Carros”, Macaé também vive um momento de incentivo ao uso da bicicleta como meio de transporte sustentável e funcional. Prova disso é o Sistema Cicloviário, que faz parte do Plano de Mobilidade Urbana.

- Há um interesse muito grande de que o planejamento, por meio do Sistema Cicloviário, se torne realidade no município. Não só por ser algo saudável, mas por se cumprir o que é determinado pela política federal de mobilidade urbana, que prioriza o transporte não motorizado. Queremos começar a implantar mais ciclovias e ciclofaixas tão logo seja possível – afirmou o secretário de Mobilidade Urbana, Evandro Esteves.