Foto: Ana Chaffin
Os cidadãos voluntários podem salvar vidas
Em virtude do período de férias, verão e a proximidade do Carnaval, o Serviço Municipal de Hemoterapia de Macaé segue com a campanha de conscientização para que os cidadãos sejam voluntários no ato que pode salvar vidas através da doação de sangue realizada na unidade, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30 (exceto nos feriados). Para facilitar o atendimento, o voluntário pode agendar a data e hora da doação no Portal da Prefeitura de Macaé pelo link macae.rj.gov.br/conteudo/leitura/titulo/doacao-de-sangue-macae. O serviço funciona à Rua Doutor Bueno, 40, no Centro da cidade, em prédio anexo ao Hospital São João Batista.
A unidade recebe todo tipo de sangue e cada doador pode contribuir para salvar até quatro vidas. O Serviço é responsável por abastecer o Hospital Público Municipal (HPM), Hospital Público Municipal da Serra, Hospital São João Batista, Pronto Socorro Municipal e, ainda, os municípios de Carapebus e Conceição de Macabu, além de outras cidades em caráter de urgência. O espaço conta com uma equipe multidisciplinar composta por dois médicos especialistas, três enfermeiras, assistente social, três biólogas, biomédica, além de auxiliares e técnicos em enfermagem e laboratório, auxiliares de serviços gerais e recepcionistas.
O coordenador Administrativo de Hemoterapia, Denio Marinho, disse que o objetivo da campanha, neste período, é preparar o estoque para atender as demandas do período de Carnaval, especialmente. “ O ideal para esta época é manter um estoque capaz de suportar a demanda com segurança. Para isso haverá uma campanha específica”, concluiu.
Os requisitos básicos para doação são: