Foto: Moisés Bruno
Usuários são comunicados do agendamento por telefone
O Centro de Especialidades Dona Alba, da Secretaria de Saúde de Macaé, recebeu neste sábado (27), mais um mutirão de atendimento, dentro do projeto "Sábado com mais Saúde", que teve início em fevereiro deste ano com consultas médicas especializadas.
Os atendimentos deste sábado foram voltados para as especialidades de cardiologia e otorrinolaringologia, além de exame de ultrassonografia. A cada sábado são atendidas uma média de 300 a 400 pessoas. Os pacientes atendidos são contactados previamente pela equipe da unidade para que possam comparecer no dia e horário agendado.
De acordo com a secretária adjunta de Atenção Básica, Natália Pires Antunes, os mutirões irão continuar ao longo do ano, e que outras especialidades começam a ser incluídas. “Na próxima segunda-feira (29), vamos iniciar o agendamento para oftalmologia”, disse.
Para fazer o agendamento para oftalmologia, Natália explica que o paciente precisa ter o encaminhamento médico e o protocolo da Coordenadoria de Controle e Avaliação (o antigo 0800), em mãos.
- Os pacientes com encaminhamento e protocolo de entrada no Controle e Avaliação com data entre janeiro e junho de 2023, devem procurar o Hospital de Olhos, de segunda a sexta-feira, de 9h às 14h, para o agendamento de consulta oftalmológica. Estamos trabalhando para reduzir a fila de espera para essa especialidade e outras com maior demanda -, frisou a secretária.
Natália acrescentou que além das consultas com especialistas, o trabalho para atender a grande demanda de exames também está sendo priorizado. “Os próximos exames que vamos oferecer são de endoscopia e colonoscopia, estamos ajustando os últimos detalhes burocráticos para iniciarmos os agendamentos”, pontuou.
O "Sábado com Mais Saúde" tem a proposta de reduzir ou zerar as filas desses pacientes, que são encaminhados por outras unidades de saúde e se encontram na fila de espera.
Quem estava aguardando por uma ultrassonografia era a aposentada Fátima Queiroz, que na oportunidade aprovou a iniciativa e solicitou que o atendimento aos sábados continue. Já o segurança, Jadir Fidelis, aguardava pela consulta com cardiologista. “Achei ótimo esse trabalho, me ligaram informando o dia da consulta, foi muito bom ter acontecido num sábado, pois não precisei me ausentar do trabalho”, disse.
O Centro de Especialidades Dona Alba funciona à Rua Governador Roberto Silveira, 108, no Centro da cidade.