logo

DST/Aids ativa Centro de Testagem Anônima nos bairros

22/08/2006 14:55:02 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Além de realizar um trabalho permanente de prevenção, a Coordenação do DST/Aids da secretaria de Saúde de Macaé está fazendo uma busca ativa nos bairros com os projetos CTA (Centro de Testagem Anônima) Itinerante e de parecer nas instituições de saúde de atendimento de emergência.

De acordo com a coordenadora do programa, Vera Andrade, devido a implementação dessas ações, novos casos estão sendo registrados e antigos pacientes retornaram o tratamento. Segundo dados do programa, foram confirmados 80 novos casos, este ano.

Vera explica que o CTA Itinerante que vai aos bairros da periferia e, posteriormente, à região serrana tem objetivo de levar os serviços da unidade diretamente à população, como exames, insumos, além de prestar orientação de prevenção.

O projeto acontece uma vez por semana em bairros diferentes. Vera lembra que qualquer pessoa pode fazer o teste de HIV gratuitamente e de forma anônima. “O trabalho é realizado por uma equipe composta por um técnico de laboratório, para colher o material, uma psicóloga e uma assistente social que fazem o aconselhamento coletivo, orientando sobre prevenção, janela imunológica. Além do HIV, são realizados também testes para sífilis (VDRL), hepatites B e C”.

Já o serviço de parecer é feito pela equipe do serviço social que, diariamente, faz uma ronda por telefone em todas as unidades hospitalares e de atendimento de emergência, verificando se há paciente portador do vírus e se a equipe precisa de parecer técnico dos médicos do programa, caso o paciente se trata no programa e quais os medicamentos do mesmo. O outro passo é oferecer os serviços do programa ao paciente, caso o mesmo aceite, assim que tem alta médica é encaminhado e recebe assistência necessária.

A coordenadora acrescenta que todo trabalho é feito de forma sigilosa e com a aprovação do paciente.