O duelo entre o Macaé Basquete Adulto Masculino e o Automóvel Clube de Campos, marcou o encerramento do 1º Desafio Four Points by Sheraton de Basquetebol, nesta sexta-feira (11), no Ginásio Municipal. O quarto lugar da competição ficou com o time do Macaé Basquete Juvenil, o terceiro com o Automóvel Clube, o segundo para o Macaé Basquete Adulto, e o primeiro com a equipe do University of Puget Sound, dos Estados Unidos.
O evento, que tem apoio da prefeitura, através da Fundação de Esporte de Macaé (Fesporte) e Empresa Municipal de Turismo (Macaé Tur), e patrocínio do Four Points by Sheraton, começou na quarta-feira (09), com duas partidas diárias, às 18h e 20h.
Os dois jogos da noite foram muito disputados, levantando a torcida que compareceu ao Ginásio Municipal Engenheiro Maurício Bittencourt. . No primeiro jogo, às 18h, o time da University of Puget Sound, venceu o Macaé Basquete Juvenil por apenas 24 pontos de vantagem, ficando o placar final em 120 a 96.
O segundo jogo às 20h, entre o Macaé Basquete Adulto e o Automóvel Clube de Campos, o mais esperado da noite, fez o público vibrar a cada jogada. Em pontos super disputados pelas duas equipes, o duelo foi um belo espetáculo que tirou gritos da torcida que vibrava ponto a ponto. Por apenas dois pontos de diferença, nos últimos segundos do jogo, o Automóvel Clube de Campos venceu o Macaé Basquete Adulto com o placar de 79 a 77.
- É muito importante receber em nossa cidade equipes de outros países que proporcionam a troca de informações e técnicas, o que vem a acrescentar muito no trabalho dos atletas. Acreditamos que em breve, estaremos recebendo outras equipes estrangeiras de outras modalidades. A parceria com a MacaéTur está sendo muito proveitosa, para buscarmos outros projetos em parceria. A prefeitura se orgulha em poder receber em nosso ginásio uma equipe estrangeira que fez muitos elogios a infra-estrutura do Ginásio Municipal, ressaltou Alex de Moraes, presidente da Fesporte.
O encerramento do Four Points contou ainda com a presença do presidente da Federação de Basquetebol do Estado Rio de Janeiro (Fberj), Pedro L. B. Arantes, que elogiou a iniciativa do município em organizar um evento de nível internacional, fortalecendo o intercâmbio esportivo. Arantes disse estar interessado em trazer para Macaé, o Projeto da Federação “ Bola na Cesta” , que é um projeto para desenvolver e descobrir novos talentos, já que o município quer se transformar num Centro de Excelência de Basquetebol.
- O estado do Rio de Janeiro se orgulha em receber uma equipe com o potencial do Puget Sound, a troca de informações e técnicas de outros países é fundamental para o crescimento do esporte. Macaé está de parabéns pela grande iniciativa, disse o presidente da Fesporte.
O armador Antwan Willians do Puget Sound que esbanjou técnica, estilo e uma ginga quase brasileira em suas jogadas perfeitas, recebeu o título de melhor jogador.
De acordo com o presidente da MacaéTur, Paulo Longobardi, sediar um evento de nível internacional como esse, irá, com certeza, projetar o município como a cidade do basquete.
- A Fesporte e a MacaéTur, numa parceria inédita, visando a incrementação do turismo esportivo na região, estão investindo pesado em projetos que venham a acrescentar valores positivos para Macaé. Além desse evento, outras parcerias já foram formadas para incentivar modalidades de esportes radicais, um dos maiores atrativos turísticos em evidência atualmente. Acredito que o intercâmbio virá a acrescentar uma enorme força ao esporte macaense e ao turismo. Receber esse time norte-americano em nosso município, e as famílias que acompanharam os atletas, foi sem dúvida o começo de outros grandes projetos esportivos para fomentar o turismo, frisou Paulo Longobardi Filho.