logo

Duo de Violões interpreta Nicanor Teixeira

14/08/2007 13:13:02 - Jornalista: Equipe Secom

Maria Haro e Vera de Andrade em Duo de Violões interpretam Nicanor Teixeira, nesta quinta-feira, dia 16, às 20h30, no Teatro Municipal de Macaé. A apresentação da obra do compositor de choros, sambas e peças por duas grandes violonistas é uma promoção da Sociedade Musical Macaense, com o apoio da Fundação Macaé de Cultura.

Maria Haro é Mestre em Música pela UFRJ, com a tese "Nicanor Teixeira: a música de um violonista-compositor brasileiro". Vera de Andrade é responsável pelo Curso de Extensão "Violão Básico" na UniRio. Ambas musicistas conceituadas, que selecionaram um repertório de grande sensibilidade: Auto-Retrato, Olhos que Choram, Choro na Cidade da Barra, Romaria de Bom Jesus da Lapa, Canção Terna, Folia de Reis, Flor De Mandacaru, Concertante Ii, Samba-Canção, Cantiga, Loucuras da Vicentina, Carioca, Suíte Nordestina, João Benta no Forró, Procissão, Mariquinha e Duas Covas.

O compositor Nicanor Teixeira, nascido em 1928, aprimorou seu acompanhamento e aperfeiçoou a técnica com Dilermando Reis, quando entrou em contato com o repertório clássico do violão. A partir desta forte influência, especialmente dos barrocos Visée e Bach, alia este universo sonoro à sua cultura original do interior da Bahia e a sua prática do choro. Sua produção se constitui de obras para violão solo, canções, obras para trios e quartetos de violões, além de inúmeros acompanhamentos para os choros de Dilermando Reis e João Pernambuco.

A mestre em Música pela UFRJ, Maria Haro é Nascida no Uruguai e brasileira naturalizada. Ela Estudou com A. Manzione, H. Pinto, Leo Soares e, ainda, em seu bacharelado em Música pela UNI RIO, com Turíbio Santos. Desde 1990, é professora da UNIRIO e já recebeu várias premiações em concursos nacionais, com destaque para o 1º lugar no Concurso Nacional Villa-Lobos, em 1987. Em 1999, foi convidada a participar como recitalista, professora e integrante do júri do "I Festival y Concurso Isaac Nicola" em Camaguey, Cuba. Em 2005, realizou o concerto inaugural do "Encuentro Internacional de Guitarra", em Montevidéu – Uruguai.

Vera de Andrade é violonista, compositora e arranjadora. Estudou Harmonia Funcional com Almir Chediak, Sérgio Benevenuto e Célia Vaz e arranjo com Sérgio Nacif, no Centro Ian Guest de Aperfeiçoamento Musical. Participou também de Master -Classes com Paulo Bellinatti e Eduardo Isaac. Foi integrante da Orquestra Rio de Violões. Integrou o Trio Violão Brasileiro desde sua formação contribuindo com arranjos especialmente produzidos para o Trio. Participou da produção do filme "Stelinha", de Miguel Farias, orientando musicalmente os atores. Atualmente ministra os cursos de Violão e Prática de Conjunto na Escola Rio Música, onde também é violonista e arranjadora dos saraus de alunos.

Os ingressos para os não sócios da Sociedade Musical Macaense estão sendo vendidos a R$ 20, na bilheteria do Teatro Municipal, de 13h às 18h, e na quinta-feira até durante o espetáculo. Informações pelo telefone 2772-4831. Os Amigos da sociedade que contribuem com R$12 mensais têm direito a um informativo sobre os eventos do mês (geralmente duas apresentações), ao balancete de gastos, e a ingressos referentes aos shows. Os interessados em ser membro da sociedade devem ligar para 2762-9750.