Foto: Bruno Campos
E-book foi lançado na Cidade Universitária nesta terça-feira (5)
A Prefeitura Municipal de Macaé, por meio da Secretaria Municipal Adjunta de Ensino Superior e do Observatório da Cidade de Macaé, lançou nesta terça-feira (5), na Cidade Universitária, o E-book: 'Macaé 2030: Futuros cenários além do Petróleo'. O livro surgiu de um projeto interinstitucional junto às Instituições de Ensino Superior: CEDERJ; FAETEC - RJ; FEMASS; IFF - Macaé; NUPEM - UFRJ; Pró-Reitoria do IFF; UENF; UERJ; UFF- Macaé; UFRJ - Macaé.
São dezessete artigos publicados que analisam questões da cidade pela ótica da Agenda 2030 – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas - ONU. A publicação é dividida em 4 partes, sendo elas: Planejamento Urbano, Identidade Gastronômica e Diversificação de Atividades Econômicas; Planejamento Urbano e Rural sob a Ótica da Sustentabilidade no Município de Macaé; Educação para Todos: Redes Colaborativas e Saúde no Contexto da Agenda 2030.
Estiveram presentes no lançamento, a secretária Municipal de Educação, Leandra Lopes; a Secretária Municipal Adjunta de Ensino Superior, Flaviá Picon; o Secretário Adjunto de Educação Básica, Robério Fernandes; a Vice-Diretora da FeMASS, Larissa Rodrigues; a Coordenadora do Observatório da Cidade de Macaé; Alice Tavares; o Decano do Centro Multidisciplinar da Universidade Federal do Rio de Janeiro – Dr. Irnak Marcelo Barbosa; o Diretor do Instituto de Ciências da Sociedade de Macaé da Universidade Federal Fluminense – UFF, Giuliano Alves Borges e Silva; a Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Clima e Energia da UENF, Maria Gertrudes Justi; a Professora do Instituto Federal Fluminense – IFF Macaé, Áurea Yuki Sugai; a Diretora do Polo Cederj Macaé, Cristina Melo; a diretora do NUPEM/UFRJ, Cíntia Monteiro de Barros.
Compondo a Mesa 2030, participaram os pesquisadores: Bruno Ferreira Barzellay, Doutor em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Professor do Curso de Engenharia Civil do Instituto Politécnico da UFRJ. Atualmente é o Diretor Adjunto de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Instituto Politécnico – Ipoli; e Gisele Silva Barbosa, Doutora em Urbanismo, Professora no Instituto Politécnico - Centro Multidisciplinar de Macaé da UFRJ, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro do curso de Engenharia Civil do Instituto Politécnico da UFRJ de Macaé, que falaram sobre todo o processo de elaboração do material.
Segundo a Secretária de Ensino Superior, Flaviá Picon, esta obra é fruto daqueles que pensam Macaé e região tendo como premissa os ODS para ampliar os horizontes, trazendo novas perspectivas além da lógica do óleo e gás e apontando novas vocações e soluções para o crescimento sustentável da cidade.
“Esse E-book é fruto dos estão tentando e não irão desistir, dos que estão comprometidos com o aperfeiçoamento constante. Esse é o papel de quem acredita no trabalho realizado a partir do Observatório, que muda na composição dos atores, na forma como se constitui, nas pesquisas que realiza e nas provocações que promove durante uma fala. Porém, a linha que conduz não pode mudar e deve permanecer com sua bússola apontada para construção coletiva de uma sociedade mais humana, mais justa e mais solidária”, pontuou.
“A partir do E-book “Macaé 2030: Futuros cenários além do Petróleo”, podemos imaginar sobre como se deu todo o processo de pesquisa acadêmica que traz ao governo municipal, através de um grande mapeamento, os melhores lugares para a construção de uma nova escola ou um novo equipamento público na cidade. São materiais reunidos que promovem uma reflexão sobre a necessidade cada vez maior da formação de profissionais na educação e de tantas outras áreas. Realmente um momento de muita importância e relevância para toda a sociedade”, disse.