‘e-Museu do Esporte’ estará este mês em Macaé

10/01/2022 10:10:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: João Barreto

O projeto em colaboração com a Prefeitura, irá disponibilizar vinte servidores diretamente e infraestrutura logística.

Para receber o e-Museu do Esporte (eME), criado para preservar a memória do esporte, representantes de diversas secretarias municipais se reuniram, na tarde desta sexta-feira (7), no gabinete da Casa Civil. O projeto pretende atender mais de três mil pessoas a partir de uma carreta que oferece exposições virtuais, entre outras atividades gratuitas, como oficina de reciclagem e sustentabilidade.

De 20 a 27 deste mês, a carreta do e-Museu do Esporte, que percorre municípios do Estado, estará em Macaé. O projeto será realizado em colaboração com a Prefeitura, que irá disponibilizar vinte servidores diretamente e infraestrutura logística. O treinamento da equipe será no dia 19 de janeiro e o objetivo é o atendimento diário de 420 pessoas, especialmente crianças.

O e-Museu do Esporte conta com o patrocínio da Enel Distribuição Rio, em conjunto com a Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude do Rio de Janeiro, por meio da Lei de Incentivo do Governo Estadual. O projeto, idealizado pelo Prof. Dr. Lamartine DaCosta e pela Profa. Dra. Bianca Gama, encontrou apoio na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), que o acolheu na Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Sociais e Cooperativas Sociais. Além de dispor das galerias e das exposições, o museu faz digitalização de acervos, curadoria de exposições, enquadramento de projetos em leis de incentivo e captação de recursos.

Estiveram presentes na reunião os representantes do Esporte, da Casa Civil, da Educação Básica, da Segurança, do Turismo, da Cultura e da Comunicação.