logo

Eco Cidadão desenvolve horta comunitária em assentamento

12/12/2007 15:56:27 - Jornalista: Izabel Monteiro

Dando continuidade às atividades do projeto Cultivar plantas - cultivar paz, o Programa Eco Cidadão visita nesta quinta-feira (13) o Assentamento Prefeito Celso Daniel, em Macaé, onde realiza um trabalho de educação ambiental com 20 mulheres que residem no local. O projeto em parceria com a prefeitura de Macaé tem apoio da Fundação RUAF, da Holanda, do Instituto de Promoção do Desenvolvimento Sustentável (Ipes), do Peru, e do Centro de Pesquisas para o Desenvolvimento Internacional (IDRC), do Canadá.

Buscando auxiliar inúmeras famílias, o programa integra especialmente as mulheres. Além de realizar o plantio da horta comunitária, elas participam de oficinas sobre agricultura orgânica, educação para o consumo alimentar, culinária de soja, preservação ambiental, cidadania participativa e segurança alimentar.

Desta vez, o Eco Cidadão vai abordar temas relacionados às plantas medicinais, como pronto-socorro verde e fitocosmética. A historiadora e botânica Vera Fróes, auxiliada por Priscila Cougo, ensinará receitas de culinária orgânica. Haverá também oficinas de secagem de ervas aromáticas e produção de saches e essências naturais. Sob a responsabilidade técnica de Roney Barbosa Leal, o plantio da horta será ampliado, com mais soja e novas hortaliças.

– Revitalizamos locais ociosos. As hortas transformam-se em espaços de convivência e aprendizado. É desenvolvido o sentimento de pertencimento comunitário – afirma a pedagoga Marielza Cunha Horta, coordenadora do Programa Eco Cidadão., realizado em parceria com a Prefeitura de Macaé.