Educação abre inscrições para cursos e palestra

31/08/2022 15:41:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Os cursos gratuitos oferecem certificação

Quatro novos cursos gratuitos de curta duração e uma palestra para capacitação estão com inscrições remotas abertas. A iniciativa é da Secretaria de Educação, por meio do Centro de Formação Professora Carolina Garcia e instituições parceiras como: o Centro Multidisciplinar da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/Macaé), o Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade da UFRJ (Nupem/UFRJ), a Universidade Federal Fluminense (UFF/Macaé) e o Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior (Infes/UFF).

A palestra online (Google Meet), ‘Saúde Mental, Assédio Moral e Cotidiano na Educação’, ministrada pela professora doutora de Psicologia Aplicada à Saúde da UFRJ/Macaé, Larissa Escarce Bento Wollz (adjunta), será realizada em 26 de setembro (segunda-feira), das 14h às 17h. A proposta é contextualizar e compreender, de maneira introdutória, a interface entre saúde mental do professor e o assédio moral no cotidiano escolar.

Para receber a declaração de participação, os cursistas deverão estar inscritos na atividade formativa e registrar a presença pelo link de frequência que será disponibilizado durante a palestra. Clique aqui para fazer a inscrição

Além da palestra, os quatro cursos oferecerão certificação aos participantes que tiverem frequência mínima de 75%. Os links de transmissão das aulas remotas serão enviados por e-mail com a antecedência de um dia.

Letramento lúdico: jogos de tabuleiro e suas possibilidades no ensino

O curso ‘Letramento Lúdico: jogos de tabuleiro e suas possibilidades no ensino’ será oferecido na modalidade presencial pelos professores doutores do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (Nupem/UFRJ Macaé), Leonardo Araújo de Abreu (adjunto) e Paula Alvarez Abreu (associada). O início será em 15 de setembro, na Cidade Universitária, às quintas-feiras, das 13h30 às 17h30. A capacitação, com carga horária de 12h, encerra-se em 29 de setembro.

Este curso é voltado para profissionais da Educação infantil, dos ensinos Fundamental, Médio, Técnico, Jovens e Adultos (EJA) e Superior. Clique aqui para fazer a inscrição

Matemática inclusiva: discutindo possibilidades

Já o curso presencial com atividades complementares, ‘Matemática Inclusiva: discutindo possibilidades’, terá início em 16 de setembro, no bloco D da Cidade Universitária. As aulas serão realizadas às sextas-feiras, das 14h às 17h, com término em 21 de outubro. O público alvo são auxiliares de serviços escolares (ASE), ASE de Atendimento Educacional Especializado (AEE), auxiliares de Serviços Gerais, professores, orientadores e diretores. O objetivo desta capacitação é explorar atividades e construir recursos didáticos de baixo custo para o ensino de matemática.

A carga horária do curso é de 25 horas, sendo 15 presenciais e 10 de atividades complementares. A capacitação será mediada pela professora Adjunta da UFF, Érika Silos de Castro Batista. Clique aqui para fazer a inscrição

Capacitação em Boas Práticas na Manipulação para Alimentos para Escolares 

Em 26 de setembro terá início o curso ‘Capacitação em Boas Práticas na Manipulação de Alimentos para Escolares’. Esta capacitação é voltada para auxiliares de Serviços Escolares e manipuladores de alimentos de diversos setores de produção dos níveis de escolaridade Fundamental e Médio. As aulas online (Youtube) serão quinzenais, sempre numa segunda-feira, das 16h às 18h. A última aula será em 21 de novembro.

O curso será mediado pela professora adjunta do Centro Multidisciplinar da UFRJ/Macaé, Ingrid Annes Pereira, e equipe de graduandos. Clique aqui para fazer a inscrição

Conversa sobre Alimentação na Escola

A ‘Conversa sobre Alimentação na Escola’ terá carga horária de 20h, sendo duas aulas presenciais de 3 horas cada, na Cidade Universitária; quatro remotas (Zoom), de 3 horas cada, nas quartas-feiras, 5 de outubro e 23 de novembro, das 14h às 17h. Além disso, haverá uma atividade gravada com duração de 2 horas.

O curso é voltado para auxiliares de serviços escolares (ASE), ASE de Atendimento Educacional Especializado (AEE), auxiliares de Serviços Gerais, professores, orientadores e diretores. A finalidade é subsidiar e estimular a comunidade escolar para atuar na promoção da alimentação adequada e saudável.

As professoras doutoras do Instituto de Alimentação e Nutrição do Centro Multidisciplinar UFRJ/Macaé, Priscila Vieira Pontes; Ana Eliza Port Lourenço, Luana Silva Monteiro e Naiara Sperandio ministram o curso. Clique aqui para fazer a inscrição.

O Centro de Formação Professora Carolina Garcia está localizado no prédio da antiga Funemac, Cidade Universitária, Av. Aluizio da Silva Gomes, 50, 2º andar, bairro Granja dos Cavaleiros.