logo

Educação abre inscrições para cursos gratuitos no Cetep

28/09/2011 14:13:54 - Jornalista: Waleska Freira

Matemática Financeira, Educação Financeira e Técnicas de Organização de Arquivos são os novos cursos gratuitos que estão com inscrições abertas no Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep) da Secretaria Municipal de Educação. Os interessados devem procurar o Cetep que fica na Rua Alfredo Backer, 363, Centro - Macaé, de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h. Os números dos telefones são (22)2770-0828 e (22) 2762-4025.

O curso de Matemática Financeira possui carga horária de 20h e será realizado na Cidade Universitária aos sábados, com início em 22 de outubro e término em 19 de novembro, das 8h30 às 12h30. Os interessados devem ter concluído ou estar cursando o ensino médio. O curso vai demonstrar diversas técnicas de cálculo financeiro como o cálculo de juros simples, juros compostos, valor do dinheiro no tempo, cálculo de prestações, séries uniformes, desconto de títulos, sistemas de amortizações de empréstimos, uso de fluxos de caixa, fluxo de caixa descontado, taxa interna de retorno, avaliação de alternativas de investimento. O curso fará ainda uma demonstração do uso da calculadora financeira HP-12c e do Microsoft Excel.



O curso de Educação Financeira tem carga horária de 20h e será realizado no próprio Cetep às terças e quintas-feiras, das 8h às 12h, a partir de 18 de outubro, encerrando-se em primeiro de novembro. Os interessados devem estar cursando ou ter concluído o ensino fundamental. O curso oferece os mecanismos de aplicação de recursos, visando à proteção do futuro: a educação financeira de crianças a partir dos 6 anos, a mesada, orientações sobre o processo de consumo, até investimentos na poupança, títulos de renda fixa, CDB, títulos do governo, fundos de investimento, e outros.


O secretário municipal de Educação e professor de Matemática, Guto Garcia, disse que a Educação Financeira não consiste somente em aprender a economizar, cortar gastos, poupar e acumular dinheiro. “É muito mais que isso. É buscar uma melhor qualidade de vida tanto hoje quanto no futuro, proporcionando a segurança material necessária para aproveitar os prazeres da vida e ao mesmo tempo obter uma garantia para eventuais imprevistos”, enfatizou.

O curso Técnicas de Organização de Arquivos tem 36h e também será no Cetep, às segundas, quartas e sextas-feiras, das 8h às 12h, a partir de 17 de outubro, até sete de novembro. Os interessados devem estar, no mínimo, cursando o ensino fundamental. O curso vai apresentar as principais técnicas para gestão da informação, abordando os seguintes temas: Órgãos de Documentação (Arquivos, Bibliotecas, Museus; Centros de documentação ou informação; Paralelo entre Bibliotecas e Arquivos. Técnicas de Arquivo (Origem; Conceito; Finalidade; Função). Ética. Classificação (Entidades Mantenedoras; Estágios de sua evolução; Extensão de sua atuação; Natureza dos documentos) e Classificação dos documentos (Gênero).


- Uma pessoa comum, ao longo de sua vida, é possuidora de Registro de Nascimento, Cartão de Vacinação, Ficha Individual Escolar, Boletim Escolar, Histórico Escolar, Identidade, Certidão de Casamento. As instituições, públicas ou privadas, são produtoras, receptoras e, além disso, preservam e guardam grande quantidade de documentos. Muitos documentos com o tempo deixam de existir, mas outros são preservados como memória viva: documentos administrativos e históricos estão arquivados em lugares próprios para isso. Os arquivos constituem fontes culturais de grande relevância, pois guardam a memória histórica individual e coletiva. O curso Técnicas de Organização de Arquivos é uma oportunidade diferenciada para o mercado de trabalho”, disse Guto Garcia.